Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições para o SiSU iniciam nesta quinta-feira (16)

UFSM oferece 3.431 vagas para o primeiro semestre de 2023



As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro semestre de 2023 estão abertas de 16 a 24 de fevereiro de 2023, pelo site do SiSU. Podem se inscrever pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022 e que não tenham zerado a prova de redação nem realizado a inscrição na condição de treineiro.

No site, os candidatos poderão pesquisar por curso ou instituição. Também é possível realizar a busca pelos cursos ofertados na UFSM, que podem ser consultados no Termo de Adesão assinado pela Instituição junto ao MEC. 

A partir do segundo dia de inscrições, o SiSU divulgará diariamente as notas de corte de cada curso. A nota de corte serve apenas como referência para auxiliar os candidatos em suas escolhas, podendo variar até as 23h59min da data de fechamento do sistema para geração da lista de classificados na Chamada Regular, a ser divulgada no dia 28 de fevereiro.

Para o primeiro semestre letivo de 2023, a UFSM oferta 3.431 vagas em 89 cursos de graduação em 4 campi:

  • Cachoeira do Sul: 190 vagas em 05 cursos;
  • Frederico Westphalen: 305 vagas em 06 cursos;
  • Palmeira das Missões: 301 vagas em 06 cursos;
  • Santa Maria: 2.635 vagas em 72 cursos.

O edital da UFSM relativo ao SiSU 2023/1 estará disponível em breve.

Cotas e Ampla Concorrência

A UFSM disponibiliza oito modalidades de cotas destinadas a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública. Candidatos que não se enquadram nas cotas, ou que não queiram participar do SiSU por meio delas, devem optar pela Ampla Concorrência (AC). As cotas de escola pública também consideram diversos fatores e podem ser destinadas a pessoas com deficiência, pretos, pardos e/ou indígenas. Também podem levar em consideração o critério socioeconômico, por meio do cálculo da renda média mensal de cada membro do grupo familiar do candidato.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recomenda que antes de escolher a cota e realizar a inscrição, os candidatos devem atentar para a necessidade de comprovação para todas as condições declaradas, bem como possuir a documentação solicitada. Os documentos gerais (solicitados para todos os candidatos) e específicos (exigidos em cada modalidade de cota) podem ser consultados no Termo de Adesão ou pelo site do SiSU na UFSM. Para orientar a escolha por cotas, os candidatos podem utilizar o simulador de cotas.

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e na página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61237

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes