Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mostra de Ciências Morfológicas busca estimular o interesse científico entre a comunidade

Inaugurada em novembro, a Mostra é desenvolvida pelo Departamento de Morfologia



Esqueleto de um pato doméstico

Matéria básica ensinada nos cursos das áreas da saúde e da biologia, a morfologia estuda a estrutura e o funcionamento do corpo de seres humanos e animais, na constituição micro e macroscópica desses organismos. Com o intuito de despertar o interesse acerca da temática, a Mostra de Ciências Morfológicas da UFSM entrou em funcionamento na sala 3127 do prédio 19, localizado no campus sede da instituição. Lá estão expostas, permanentemente, peças do acervo didático da instituição, com materiais relacionados à morfologia micro, meso e macroscópica, que se soma a informações virtuais.

De acordo com o responsável geral pela mostra, professor Marcelo Leite, a ideia de criação da exposição decorreu da demanda por visitações ao Departamento de Morfologia, que sempre recebeu visitantes, inclusive de fora do Rio Grande do Sul. Contudo, essas atividades aconteciam de forma esporádica, sem que houvesse uma rotina ou formato definido. Ocorreram até exposições temporárias em algumas oportunidades, mas foi somente no final de 2022, com o retorno das atividades presenciais no departamento, que uma mostra permanente foi criada. Na exposição, estão contempladas as seguintes áreas da morfologia: anatomia humana, anatomia animal, histologia e embriologia. Leite explica que estes conhecimentos estão apresentados de maneira integrada, “considerando que todas estas são apenas formas e tempos diferentes de se enxergar os organismos”.

O professor comenta ainda que, na mostra, há modelos sintéticos de várias espécies de vertebrados, como esqueletos articulados e desarticulados, e órgãos de diferentes sistemas do corpo. Além disso, as peças permitem comparar estruturas saudáveis e patológicas, que podem estimular os visitantes a pensar sobre variados aspectos da vida cotidiana, como hábitos alimentares, vícios e estilos de vida. Já com o corpo humano, Leite comenta que o visitante é convidado “a pensar em relação a sua cosmovisão, suas crenças, sua responsabilidade social e civil, estimulando a formação de um ser consciente e comprometido consigo mesmo, com sua família e comunidade”.

Em primeiro plano, o esqueleto de uma rolinha roxa

Para agregar aos materiais expostos, há também conteúdos virtuais complementares, que podem ser acessados por meio de QR codes, e servem para explorar curiosidades em torno do que está exposto. “O visitante vai observar fisicamente o esqueleto de um sabiá, por exemplo, e, acessando o QR Code da peça, vai visualizar uma ficha complementar com a foto real do pássaro, informações, curiosidades e até mesmo ouvir o som que ele produz”, exemplifica o professor. Somado a isso, também está sendo desenvolvida uma mostra virtual, organizada pelo professor Giovani Sturmer, que, quando finalizada, proporcionará a mais pessoas conhecer o acervo.

Como visitar

O espaço é destinado à visitação de grupos, mediante agendamento prévio, a ser realizado no site da Rota Cultural da UFSM. A mostra também estará aberta a visitas individuais no terceiro domingo de cada mês e durante eventos promovidos pela universidade. Para as visitas agendadas, a mostra funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, e no terceiro domingo de cada mês, das 14h às 17h30min.

O responsável pela mostra reforça a importância de exibições como essa: “a Mostra de Ciências Morfológicas da UFSM espera facilitar e estimular a formação acadêmica e científica, ao promover significativas melhorias educacionais e sociais, no âmbito local, regional, nacional e – por que não? – mundial”.

Confira algumas fotos do que pode ser encontrado durante a visita:

Texto: Laurent Keller, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores: acadêmica de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61073

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes