UFSM participa de lançamento do projeto STF na Escola

Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW integra o projeto

foto vertical colorida com uma mulher de blusa branca, segurando uma placa azul marinho, ao fundo um banner luminoso escrito Programa de Combate à Desinformação
Professora Luciana Carvalho participou da reunião em Brasília

A Universidade Federal de Santa Maria esteve representada, nesta segunda-feira (27), na reunião do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), em que foi lançado o projeto STF na Escola. O encontro, realizado na Sala de Seções da Primeira Turma do Tribunal, em Brasília (DF), contou com a participação de reitores, pró-reitores e docentes de universidades públicas que são parceiras do programa.

A UFSM faz parte da parceria desde dezembro de 2022 e foi representada, na reunião, pela professora Luciana Carvalho, do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus Frederico Westphalen, líder do grupo de pesquisa Desinfomídia (UFSM/CNPq) e integrante da Rede Nacional de Combate à Desinformação.

A reunião foi aberta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, e contou com a participação de representantes da Unesco. “Precisamos permanecer vigilantes contra arroubos antidemocráticos amplificados pela desinformação”, ressaltou a presidente do STF. “Agora, mais do que nunca, é necessária a união das instituições, fortes e compromissadas por um Brasil melhor para as próximas gerações. Por isso, é inestimável o apoio das universidades e das instituições em mais este projeto”, acrescentou.

O projeto STF na Escola pretende levar aos estudantes e à comunidade escolar informações acessíveis sobre a Corte, desmistificando o funcionamento do judiciário e do estado democrático de direito. Envolve atividades como palestras nas unidades de ensino, visitas ao Tribunal e cartilhas educacionais.

O Programa de Combate à Desinformação do Supremo realiza, desde o início de 2023, a campanha Democracia Inabalada, voltada para ampliar o conhecimento da população sobre a importância da Corte.

Com informações do site do STF