Campus de Palmeira das Missões recebe comitiva do Fórum Brasil-China de Saúde

Durante a visita, às 8h30min, será assinado memorando relativo ao uso de plantas medicinais

Nesta terça-feira (7), o Campus da UFSM em Palmeira das Missões vai receber representantes do Fórum Brasil-China de Saúde para uma agenda aberta no município. Na ocasião, será assinado um memorando de entendimentos com o objetivo de promover o desenvolvimento e uso de plantas medicinais no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Medicina Tradicional de Pequim, UFSM, Fórum Brasil-China de Saúde, Movimento dos Pequenos Agricultores e Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.

A a comitiva vai realizar uma visita no Hospital Público Regional, de Palmeira das Missões e, a partir das 8h30min, participa do evento na UFSM, que deverá reunir prefeitos, gestores, empresários e profissionais da área da saúde, entre outros representantes da comunidade regional.

O 1º Fórum Brasil-China de Saúde foi realizado no dia 14 de dezembro de 2022. Um dos objetivos do fórum é criar, em solo brasileiro, o primeiro Hospital Digital Brasil-China, reunindo as técnicas ocidentais e chinesas. A UFSM, por meio do Campus de Palmeira das Missões, foi convidada para participar do evento por conta da relevância estratégica em saúde no que diz respeito à produção de plantas medicinais.

Ainda em 2022, um projeto foi enviado ao Ministério da Saúde para que a cidade de Palmeira das Missões se torne um polo de produção de difusão do conhecimento para o consumo de plantas medicinais. Além do corpo técnico disponível, o Campus da UFSM em Palmeira das Missões apresenta a estrutura já implantada para este fim, o que inclui o Jardim Medicinal, um horto florestal para produção de plantas medicinais, em fase de implantação. Haverá ainda um laboratório de análise e de qualidade, também em fase de implementação, e a disponibilidade da área física para que, a partir de uma experiência bem-sucedida, seja possível disseminar as plantas medicinais testadas, para que sejam consumidas com segurança pela população.

A partir da realização do fórum, no ano passado, grupos específicos de atuação foram criados e, agora, iniciam-se os trabalhos para concretizar o objetivo do fórum, que é de aproximar interesses e gerar oportunidades concretas de intercâmbio e negócios. A UFSM integra o grupo sobre produção, comercialização e uso de fitoterápicos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões