Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conhecimento compartilhado: experiências da boate Kiss e projeto COVIDPsiq estão ajudando equipes que atuam em desastre no litoral norte paulista

Curso objetiva qualificar atendimentos às vítimas e resguardar a saúde mental dos profissionais envolvidos



Os conhecimentos produzidos sobre a tragédia da Boate Kiss e a pandemia de Covid- 19 estão sendo compartilhados com as equipes que atuam na tragédia do litoral norte paulista em um curso online e gratuito. O curso “Trauma coletivo em desastres” foi idealizado pelo professor e médico psiquiatra da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vítor Crestani Calegaro, que atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A capacitação é voltada para psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e equipes de saúde em geral. Voluntários que atuam no apoio às vítimas também puderam participar. Vítor explica que o foco principal e emergencial é o trauma psíquico imediato, como avaliar e abordar pessoas nessa situação. Em um segundo módulo o curso discutirá sobre tratamentos mais específicos para cada caso.

A atividade também é ministrada pelas professoras Maria Helena Pereira Franco, do Departamento de Psicologia Clínica da PUC-SP, e Andrea de Abreu Feijó de Mello, do Departamento de psiquiatria da Unifesp. Calegaro ressalta que além de serem referência em estudos sobre trauma e desastres, as professoras ainda têm experiência prática nas tragédias da queda do avião da TAM (2007) e do rompimento da barragem em Mariana (2015). “A ideia de oferecer o curso surgiu a partir do contato da Luane Natalle, coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Conversamos sobre a demanda por cuidados em saúde mental e a sobrecarga dos profissionais. Na hora, lembrei de como foi na época da Kiss, e de como os profissionais se sentem sobre isso. Daí propus que poderia ajudar através do curso. Como fizemos isso na pandemia, tínhamos todos os recursos prontos para criar uma capacitação online, rapidamente, contando com professores com muita experiência no assunto”, conta Vitor.

O professor explica que o conhecimento acumulado pelos profissionais, quando compartilhado, auxilia as equipes a terem um olhar mais qualificado nos atendimentos, ao mesmo tempo em que dá ferramentas para os profissionais manterem sua saúde mental e estarem preparados para lidarem com as situações que possam surgir. “Compartilhando as informações é possível avaliar melhor as pessoas, fazer uma certa estimação do risco do adoecimento crônico e do atendimento a longo prazo que será necessário. Esse conhecimento ajuda no tratamento mais adiante, já que são dois momentos: o primeiro é o de abordagem imediata e depois o tratamento a longo prazo para aqueles que necessitarem.” Além disso, o objetivo do curso também é resguardar a saúde mental dos profissionais envolvidos. “Lidar com trauma, morte, dor, luto, sofrimento humano é algo bastante difícil. É difícil, também, para profissionais, principalmente em situações de traumas coletivos, desastres, situações avassaladoras que acontecem em uma comunidade em que os próprios profissionais estão inseridos e não tem como se distanciar dessa realidade pois fazem parte daquele meio. Então, o curso dá ferramentas úteis para manter a nossa saúde mental como profissionais e estarmos preparados para lidar com o que vem mais adiante”, afirma Vítor.  

O curso é uma atividade de extensão do COVIDPsiq, projeto coordenado por Calegaro desde 2020, que monitora a evolução dos sintomas emocionais em decorrência da pandemia. O psiquiatra também atuou no atendimento de vítimas do incêndio da Boate Kiss e, desde então, desenvolve estudos sobre traumas, estresse pós-traumático e resiliência. “Na época da Kiss, lembro o quanto foi importante ter feito uma capacitação oferecida pela PUC-RS. Este curso é a minha forma de retribuir e contribuir com outras pessoas”, afirma o docente. 

Com informações da assessoria de imprensa do COVIDPsiq

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61333

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes