Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startups residentes do InovaTec UFSM Parque Tecnológico são premiadas na Expodireto

Universidade está presente no evento com diversas ações ao longo da semana



Com soluções tecnológicas que impactam o setor do agronegócio, a Zeit, Weecaps Auster foram destaque no primeiro dia da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. As startups participaram de uma competição promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (MAPA), InovaTec UFSM Parque Tecnológico e Rede de Inovação do Agronegócio (Riagro/RS). A iniciativa contou com a participação de 12 Agtechs do Rio Grande do Sul e a banca, indicada pelo MAPA, selecionou as três com potencial no atual cenário para apresentar o pitch e receber o prêmio Startup Agro Awards.

Thaiane Marques, CEO da Weecaps, startup que desenvolve solução para a proteção e aplicação de Probióticos em alimentos, destaca que receber o prêmio reforça o sentimento de dever cumprido e muita felicidade pelo reconhecimento “Isso mostra que o pouco feito a mais todos os dias pode ter grandes resultados. Estamos muito felizes e gratos”. 

O momento da premiação ocorreu na Arena Agrodigital da Feira logo após o painel Perspectivas do Agronegócio no Rio Grande do Sul: como as ações conjuntas colaboram para o desenvolvimento das Agrotecnologias no Estado e no Brasil, com a participação da gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Maria Daniele Dutra, do coordenador da Rede de Inovação do Agronegócio RS (RIAGRO), Luis Humberto Villwock e da Agente Administrativo da Coordenação de Iniciativas de Inovação do MAPA, Carolina Saraiva. “Entendemos que a inovação não pode ser feita isoladamente, por isso buscamos estar cada vez mais próximos dos ecossistemas de inovação brasileiro para agregar valor às nossas cadeias produtivas. Participarmos da Expodireto foi uma oportunidade de conhecermos o potencial do que é produzido na região”, destaca Carolina Saraiva. 

Para a gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Maria Daniele Dutra, a participação na Expodireto contribui para a promoção e desenvolvimento dos ambientes de inovação. “Um ecossistema robusto e perene é construído por parcerias e ações conjuntas. Estarmos na Expodireto este ano é a prova que o InovaTec busca e sempre buscará estreitar essa rede e envolver todos os atores desse ecossistema. Temos certeza de que juntos alcançaremos resultados mais significativos. A premiação do MAPA às três Startups de Santa Maria, é a prova da qualidade das inovações e tecnologias que os empreendedores estão entregando ao mercado”, ressalta. 

Lupora é destaque no Programa StartupRS

A Lupora, startup que faz parte da Pulsar Incubadora Tecnológica vinculada ao InovaTec, também foi destaque no primeiro dia da Expodireto. A startup que desenvolve inteligência artificial para o reconhecimento facial para bovinos, teve destaque no Programa StartupRS, realizado pelo Sebrae. Ao longo de 6 meses, 10 startups participaram do Programa que tem o objetivo potencializar negócios de base tecnológica. “Conseguimos avançar no modelo de negócio e na nossa tecnologia. Percebemos quais são as necessidades do mercado e vislumbramos as possibilidades de crescimento a nível nacional e internacional. Apresentamos o  pitch no encerramento do Programa é transmitir a nossa expectativa daquilo que vamos levar ao mercado nos próximos dias, e ainda trilhar um caminho de conquistas compartilhadas com a Pulsar Incubadora Tecnológica”, destaca Enor Tonolli, CIO da Lupora. 

Sobre a Expodireto Cotrijal 

É uma feira focada em tecnologia e negócios, que busca contribuir para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural. A Feira ocorre entre os dias 6 e 10 de março em Não-Me-Toque (RS).

Texto: Assessoria de Comunicação InovaTec UFSM Parque Tecnológico.
Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61335

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes