Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório da UFSM fará ação de conscientização sobre a disfagia no Shopping Praça Nova

A disfagia é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa engolir alimentos e líquidos de forma segura e eficaz



Na sexta-feira (17) e sábado (18), Laboratório de Disfagia da UFSM estará no espaço da instituição no Shopping Praça Nova para conversar e promover a conscientização do público quanto ao Dia Nacional da Atenção à Disfagia, comemorado em 20 de março. A disfagia é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa engolir alimentos e líquidos de forma segura e eficaz. Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo bebês, crianças e idosos, e pode resultar em complicações graves, como pneumonia aspirativa e desnutrição. Durante a atividade no shopping, a equipe do laboratório, coordenado pela professora Gabriele Rodrigues Bastilha (do Departamento de Fonoaudiologia da UFSM), vai distribuir fôlderes e tirar dúvidas do público.

O objetivo do Dia Nacional da Atenção à Disfagia é aumentar a conscientização sobre essa condição e seus sintomas, bem como promover a educação sobre as melhores práticas para prevenir e tratar a disfagia. Isso inclui a identificação precoce dos sintomas da disfagia, como dificuldade para engolir, engasgos, tosse durante as refeições, dor durante a deglutição e perda de peso inexplicável, bem como a busca por tratamento adequado.

A ação conta com o apoio do curso de Fonoaudiologia da UFSM e do Centro de Ciências da Saúde. Na sexta-feira, ela ocorre das 13h às 20h; no sábado, será das 10h às 20h. Outras informações constam na página do laboratório no Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61426

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes