Relatório traz índices de ocupação de vagas da chamada regular do SiSU 2023/1 na UFSM

Taxa de preenchimento total é de 41%; nos campi fora de sede, índice é menor

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM divulgou o relatório de preenchimento de vagas da chamada regular do SiSU 2023/1, realizada de 2 a 6 de março.

O relatório aponta os dados de preenchimento total e os referentes a cada um dos campi da UFSM:
  • Total de preenchimento – 41%
  • Santa Maria – 47%
  • Cachoeira do Sul – 30%
  • Frederico Westphalen – 23%
  • Palmeira das Missões – 14%
Em relação às regiões de origem dos candidatos que tiveram sua matrícula deferida, 97% são do Rio Grande do Sul.

Dos 41% preenchidos, 37% são oriundos de escola pública e 63% de escolas particulares. Observação: este dado refere-se à escola dos candidatos e não à forma de ingresso por cota ou ampla concorrência, já que candidatos de escola pública podem escolher concorrer por ampla concorrência ou cota.

Já em relação às cotas, quase 26% do total de preenchimento refere-se a vagas preenchidas por ampla concorrência. Já os outros 15% foram preenchidos pelas oito opções de cota.

“Preenchimento das vagas pelo SiSU nos preocupa”

Segundo o reitor da UFSM, Luciano Schuch, “a questão do preenchimento das vagas pelo SiSU nos preocupa e não é de hoje”. “Faz alguns anos que o preenchimento fica entre 35% e 43%. Em 2023, novamente, tivemos um preenchimento muito baixo (41%), principalmente nos campi fora de sede. Assim, temos vagas sobrando em todos os cursos da Instituição, inclusive aqueles mais concorridos. Para completar as vagas remanescentes, a UFSM criou as chamadas orais, que são referência para as demais instituições federais de ensino superior. Por isso o debate sobre as formas de ingresso na instituição está novamente em pauta”, afirma.

Conforme o edital da primeira chamada oral do SiSU 2023/1, no total, há 2.017 vagas em todos os cursos de graduação da UFSM para serem preenchidas na chamada oral. Para Medicina, por exemplo, há 13 vagas disponíveis.