Governador Eduardo Leite participa de reunião com representantes dos geoparques do RS

Durante a reunião, foi debatida a importância dos geoparques para o desenvolvimento sustentável do estado

O reitor Luciano Schuch (ao centro) entregou ao governador uma carta aberta com mais de 170 assinaturas (foto: William Brasil/Prefeitura de Caçapava do Sul)

Na tarde da última terça-feira (14), representantes dos territórios geoparques do Rio Grande do Sul, de instituições de ensino superior e do governo estadual estiveram reunidos em Porto Alegre para debater a importância dos geoparques no desenvolvimento sustentável e econômico do estado. Participaram do encontro representantes do Geoparque Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, dos geoparques aspirantes Quarta Colônia e Caçapava do Sul e do projeto Geoparque Raízes de Pedra.

A reunião teve início com a manifestação do governador Eduardo Leite. Em seguida, houve a exibição de um vídeo apresentando o que são geoparques, suas estruturas e objetivos, com foco no trabalho desenvolvido nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul. Ao final da reunião, o governador solicitou que fosse montado um plano de trabalho para os territórios, especificando as medidas e necessidades de curto, médio e longo prazo e como o Estado pode atendê-las.

Durante a reunião, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, realizou a entrega de uma carta aberta, com mais de 170 assinaturas, ao governador Eduardo Leite. O documento ressalta o papel dos geoparques como estratégia de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul e apresenta a necessidade de o Estado implementar políticas públicas que priorizem esses territórios em termos de investimento e de suporte na infraestrutura turística.

Para o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o diálogo com o Estado foi fundamental para sensibilizar o governo do trabalho que está sendo realizado nos territórios gaúchos e das parcerias firmadas entre diversas instituições para a promoção do desenvolvimento sustentável. Atualmente, 19 cidades do RS e quatro de Santa Catarina estão envolvidas nos projetos.

Esse foi o primeiro encontro entre os representantes dos geoparques com a nova equipe do Governo do Estado. A UFSM esteve representada pelo reitor Luciano Schuch, pelo pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa, e pela diretora dos Geoparques UFSM, Jaciele Carine Sell. Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) Quarta Colônia, Consórcio Caminhos das Origens, Geoparque Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e Prefeitura de Caçapava do Sul. Representando o governo, esteve presente o governador Eduardo Leite, junto com os secretários estaduais de Assistência Social, de Turismo e de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão