UFSM sedia conferências para discutir atuação e propostas na área da saúde

Eventos objetivam dialogar e propor diretrizes para o SUS e prioridades para a gestão do CCS

Durante os dias 22 e 23 de março o Centro de Ciências da Saúde (CCS) sedia a Pré-Conferência de Saúde da UFSM e a 1ª Conferência Democrática do CCS. Os eventos objetivam discutir a educação na saúde, formação profissional, debater propostas para o Sistema Único de Saúde e prioridades para a gestão do Centro.

Pré-Conferência de Saúde

No dia 22, no auditório Gulerpe, no CCS, acontecerá a Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM. Esta é uma das etapas preparatórias da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria, e das conferências estadual e nacional.

O objetivo do encontro é discutir e apresentar proposta da comunidade acadêmica para o Sistema Único de Saúde (SUS). As proposições formuladas pelos docentes, técnicos administrativos e estudantes de todos os cursos e setores da UFSM, poderão compor as deliberações que serão incorporadas aos planos de saúde do país.

As pré-conferências de saúde estão sendo realizadas em todo o município, inclusive nas demais universidades. As propostas levantadas nesses encontros, serão levadas para a conferência do município, que acontecerá entre 31 de março e 1º de abril.A Conferência Municipal delibera sobre as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e elege delegados que irão representar Santa Maria. O mesmo ocorre da conferência estadual para a Conferência Nacional de Saúde.
Maria Denise Schimith, diretora do CCS, explica a importância do evento que pode ter impacto na atuação do SUS em esfera nacional: “As proposições da comunidade acadêmica para a saúde só serão consideradas se partirem da Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM. Então é a partir desta pré-conferência que podemos contribuir para a elaboração das diretrizes do SUS que são incorporadas nos planos de governo das três instâncias da federação, na medida em que essas conferências são legalmente deliberativas. Por esse motivo, ressaltamos a importância da participação de toda a comunidade acadêmica e trabalhadores do HUSM.”

1ª Conferência Democrática do CCS

Com foco na gestão participativa, no dia 23, são discutidas as dez prioridades da Gestão do CCS 2022/2026 com delegados representantes de todas as áreas do Centro. No segundo semestre de 2022 foram realizadas 12 pré-conferências, que elegeram os representantes. Esse movimento envolveu 258 docentes, técnicos administrativos e estudantes, com o objetivo de identificar problemas, necessidades e formular propostas que serão debatidas na plenária final da 1ª Conferência Democrática do CCS. Esta atividade é exclusiva para os 96 delegados escolhidos nas pré-conferências.

Programação:

22/03 – Auditório Gulerpe/HUSM

13h30min: Abertura da Pré-Conferência de Saúde da UFSM/HUSM e 1ª Conferência Democrática do CCS

14h30min – Palestra “Educação na Saúde e Formação Profissional: quando o cuidado encontra o SUS, com o Prof. Dr. Alcindo Ferla

15:45: Grupos de trabalho

18:00 – Apresentação teatral e Coffee Break

08h – Plenária da 1ª Conferência democrática do CCS

As atividades do dia 22 são abertas para toda a comunidade acadêmica interessada no tema. Para participar é necessário realizar inscrições através do site. A Plenária que acontece no dia 23 é exclusiva para delegados.