FIEn recebe inscrições de projetos de ensino que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM

A Pró-reitoria de Graduação da UFSM divulga a abertura de inscrições ao Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn). A iniciativa busca selecionar projetos de ensino que contribuam para a melhoria do desempenho acadêmico nos cursos da UFSM.

As propostas devem estar alinhadas aos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da Universidade.

As inscrições seguem até 24 de março e podem ser feitas por servidores docentes ou técnico-administrativos que cumpram as exigências do Edital 17/2023-Prograd.

Os projetos deverão estar enquadrados em uma das áreas do conhecimento a seguir:
A) Ciências Exatas e da Terra;
B) Ciências Biológicas;
C) Engenharias;
D) Ciências da Saúde;
E) Ciências Agrárias;
F) Ciências Sociais Aplicadas;
G) Ciências Humanas;
H) Linguística, Letras e Artes.

Será destinado um total de duzentos mil reais para o desenvolvimento dos projetos em 2023. Os recursos serão distribuídos em duas faixas:

Faixa A – Quatro projetos de R$ 20.000,00 cada, contemplando propostas com grande abrangência e alto fator de impacto nas unidades;

Faixa B – Doze projetos de R$ 10.000,00 cada, atendendo áreas específicas.

Os projetos submetidos ao FIEn 2023 deverão estar registrados no SIE, na categoria Ensino, e apresentar data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2024.

As bolsas para alunos terão o valor mensal de R$ 400,00 e a duração de oito meses, a contar do início da vigência do projeto (maio a dezembro de 2023).

Servidores técnico-administrativos coordenadores de projetos inscritos no FIEn poderão solicitar recurso de custeio, desde que o projeto inscrito esteja relacionado a seu cargo e atenda ao interesse da UFSM, não sendo possível solicitar recurso para pagamento de bolsas acadêmicas.

Outras informações podem ser acessadas no Edital 017/2023-Prograd e solicitadas ao email prograd@ufsm.br.