SAI realiza Semana do Acolhimento para alunos estrangeiros

O evento contou com assistência para emissão de documentos, aulas de português e tours guiados.

Entre os intercambistas, há representantes de diversas culturas neste primeiro semestre

Entre 14 e 17 de março, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) promoveu mais uma edição da Semana do Acolhimento aos estudantes internacionais. A ação é uma parceria entre o Núcleo de Acolhimento, o curso de Gestão de Turismo da UFSM e o Laboratório Entrelínguas, visando apoiar a chegada dos intercambistas ao Brasil e à UFSM, tornando a sua adaptação e estadia mais confortáveis. A Semana do Acolhimento é uma ação realizada todo início de semestre pela SAI e inclui passeios, cursos de português e atividades de integração e socialização.

Neste semestre a UFSM recebe 28 alunos internacionais, através dos acordos bilaterais da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e do programa multilateral Gcub-Mob, do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Gcub). Os primeiros realizarão o intercâmbio ao longo de um semestre, em modalidade de graduação. Já os segundos participam de programas de pós-graduação integrais, em cursos de mestrado ou doutorado. A universidade conta com representantes de diversas culturas nesse primeiro semestre, com intercambistas do Haiti, Moçambique, México, Colômbia, Angola, Peru, Guiné Bissau, Argentina, Uruguai, Guatemala, República do Congo, Paraguai e Itália.

Na quarta-feira (15), primeiro dia de acolhimento, foi realizada a reunião de abertura, com manifestações do professor Paulo Bayard, secretário de Apoio Internacional da UFSM, da secretária executiva Ariane Rossi, responsável pelo Núcleo de Acolhimento e de Mobilidades Bilaterais, da professora Eliana Sturza, coordenadora do Laboratório Entrelínguas, e do professor Luciano Schuch, reitor da UFSM. Após a reunião, os intercambistas participaram de um tour guiado pelo campus sede da UFSM, liderado por alunos do Laboratório de Turismo (Laturis).

Na quinta-feira (16), começaram as aulas de Português para Estrangeiros (ministradas por Chaiane dos Santos Vieira, bolsista do Laboratório Entrelínguas), que têm previsão de continuar ao longo de todo o semestre, de forma a facilitar a comunicação interna dos estudantes. Além disso, também foi realizado o clássico tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade de Santa Maria, executado pelo Laturis. Nesta sexta-feira (17), ocorreu a visita ao Jardim Botânico da UFSM, que contou com um piquenique de comidas típicas e um passeio guiado por Simone Messina, diretora do órgão, que marcou o encerramento da semana.

Com este conjunto de atividades, a SAI visa tornar a recepção e estadia dos intercambistas mais acolhedora e calorosa, expondo uma preocupação institucional com o bem-estar de todos os estudantes que enxergam na UFSM um espaço inspirador de estudos, independentemente de sua origem.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI