Calourada 2023: UFSM realiza recepção institucional para cerca de 2 mil novos estudantes

Momento foi de mensagens de boas-vindas da gestão, de estudantes e de egressos

Os calouros receberam no Centro de Convenções as boas-vindas de membros da gestão da UFSM e de representantes do DCE

Às 10h desta segunda (20), ocorreu a recepção institucional no Centro de Convenções da UFSM. Organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Gabinete do Reitor, o evento contou com manifestações do reitor Luciano Schuch, da vice-reitora Martha Adaime e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daniel Ballin. Houve também show musical e conversa com três egressos da UFSM: a cantora, compositora e professora de música, Dida Larruscain, egressa do Centro de Artes e Letras (CAL); o professor de Agronomia Gustavo Brunetto, egresso do Centro de Ciências Rurais (CCR); e a diplomata Ana Beltrame, que serviu em embaixadas do Brasil em diversos países e é egressa do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

Pautas estudantis

O coordenador geral do DCE, Daniel Ballin, começou falando sobre a relevância da universidade e sua referência no ensino, na pesquisa e na extensão. O representante ressaltou o apoio do diretório na recepção e acolhimento dos calouros. Também falou aos ouvintes acerca da importância de levantar pautas estudantis, de mercado de trabalho, bem como de melhorias no ensino. Daniel apresentou a programação da Calourada 2023 e instigou o apoio aos artistas locais que participarão do evento. “Será um evento popular de cultura para os estudantes”, disse. Ao fim, o representante do DCE convidou todos a participar de uma roda de debate sobre formas de ingresso na UFSM.

Percorrer a UFSM

Em seguida, ocorreu a manifestação de boas-vindas e de desejos de boas experiências aos estudantes da vice-reitora Martha Adaime. A gestora falou sobre a importância da participação dos acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão, assim como de projetos institucionais e interdisciplinares. “Procurem circular pela nossa instituição, procurem conviver com pessoas de outras áreas. É isso que faz a universidade pulsar”, destacou. Martha ainda aconselhou os novos estudantes a aproveitar a instituição, as oportunidades, os seus cursos e a semana da Calourada.

A cantora e egressa Dida Larruscain falou da sua experiência enquanto estudante da UFSM e apresentou uma performance ao final da recepção

Apoio para cada necessidade

Sobre a chegada dos estudantes na universidade, o reitor Luciano Schuch destacou que a UFSM é feita por pessoas, por seu caráter acolhedor, receptivo, bem como celebrativo, com muita responsabilidade. O reitor falou sobre a nova etapa na vida de cada estudante e ressaltou que agora é um momento de busca pelo conhecimento, pela aprendizagem de novas áreas e pela descoberta de atuação. Ele fala também sobre o apoio que a UFSM oferece aos estudantes. “Existe toda uma estrutura de apoio para vocês. Apoio psicológico, psiquiátrico, esportivo, para que vocês consigam aproveitar o máximo possível a nossa universidade”, explica. No mesmo tema, o reitor destaca também a importância dos laços formados dentro do campus e a importância da ajuda que uma pessoa pode oferecer a outra. Dessa forma, o gestor encerra sua manifestação ao incentivar a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. “Nós queremos só um país melhor, mais justo, e que todos possam participar dessa luta”, conclui.

Expectativas e esperanças

Até o momento, o início das aulas contou com cerca de 2 mil novos estudantes. Em relação às expectativas para os próximos anos, o calouro Michel Muniz, do curso de Ciências Biológicas, revela estar bastante esperançoso. “Tenho planos de, eventualmente, fazer um intercâmbio, de participar de pesquisa, dos projetos que estão atrelados aos laboratórios de biologia e assim aproveitar o que a universidade nos proporciona”, conta. Ele diz também que escolheu a UFSM por tudo o que ela representa na região. “É uma Universidade muito forte”, destacou o estudante.

A caloura Bianca Secretti, do curso Técnico em Zootecnia, conta que está empolgada com o início das aulas. Ela diz que escolheu o curso primeiramente pela vontade de estudar e que tem planos de um dia conseguir ingressar em cursos de nível superior, como o de Medicina Veterinária, por exemplo. Já o calouro Mateus Diniz, da Engenharia Mecânica, escolheu o curso porque faz seus olhos brilharem. “Minha expectativa é crescer no sentido intelectual. Aprender bastante e aproveitar muito a universidade, porque ela é ótima”, afirma.

No final da manhã, para encerrar o evento, houve entrega de brindes aos convidados e um show musical da egressa Dida Larruscain, juntamente com Vinicius Ceratti.

Veja algumas fotos da Recepção Institucional:

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, acadêmica de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali