Primeira edição do Pitch Reverso marca interação entre startups e professores da UFSM

As startups, que normalmente apresentam seus pitchs para possíveis investidores, avaliaram a tecnologia dos pesquisadores

Representantes das startups avaliaram projeto do Laboratório de Gases do Efeito Estufa da UFSM (Foto: Luana Giazzon/InovaTec)

Como uma tecnologia desenvolvida no Laboratório de Gases do Efeito Estufa (Labgee) da UFSM pode virar um modelo de negócio? Com base nas experiências que possuem, representantes das startups do InovaTec UFSM Parque Tecnológico contribuíram para a ideia dos pesquisadores do laboratório. A primeira edição do Pitch Reverso teve o objetivo de propiciar um momento de trocas entre quem apresenta e quem avalia. Nesse caso, as startups, que normalmente apresentam seus pitchs para possíveis investidores, avaliaram a tecnologia dos professores pesquisadores da UFSM

O Pitch Reverso contou com a participação de representantes das startups Performance Vegetal, Auster e Crops Team, que avaliaram o projeto Balanço de Carbono na Agricultura, desenvolvido pela professora Debora Regina Roberti, do Departamento de Física, e pelo professor Rodrigo Jacques, do Departamento de Solos. Eles apresentaram um método para quantificar as absorções e emissões de CO2 e demais gases de efeito estufa em lavouras, pastagens ou florestas utilizando torres de fluxo que fazem medidas com alta precisão e rapidez. “A iniciativa de apresentarmos a metodologia que utilizamos no laboratório foi muito positiva. Os comentários das startups sobre o potencial de uso no mercado de tal método foi instigante e muito importante para a equipe do Labgee que esteve presente, pois mostrou um caminho a seguir nesse desenvolvimento”, destaca a professora.

Para a diretora executiva da Performance Vegetal, Betania de Paula, a proposta do formato de avaliação contribui para o entendimento do que é empreender e dos desafios a serem enfrentados. “Gostei muito de ter participado e da inversão da ordem e avaliação. É interessante que o professor pesquisador entenda como o empreendedor apresenta sua ideia no formato de pitch, além de ele poder levar essa experiência que tiveram conosco para os alunos na sala de aula. Foi um momento muito interessante e esperamos ter mais momentos como esse com mais pesquisadores da nossa universidade e de outras.”

O evento foi promovido pelo InovaTec UFSM, Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), Pulsar Incubadora Tecnológica e Labgee. Contou com a participação do pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Daniel Bernardon, da gestora do InovaTec, Maria Daniele Dutra, e do gestor da Pulsar, Anderson Cardozo Paim, que agradeceram pelas trocas de conhecimentos e as oportunidades geradas a partir da primeira edição do Pitch Reverso.

Texto: Assessoria de Comunicação da InovaTec UFSM Parque Tecnológico