Evento destaca a atuação de mulheres empreendedoras em Santa Maria e região

O InovaTec UFSM e a incubadora pulsar participaram da organização da 7ª edição do evento Mulheres Empreendedoras

Com o tema “um ecossistema feito por muitas”, o evento contou com uma roda de conversa com três talks principais (foto: Gilead Sinski)

No último sábado (18), aconteceu a 7ª edição do evento Mulheres Empreendedoras, no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria. Organizado pelo InovaTec UFSM Parque Tecnológico, Pulsar Incubadora Tecnológica, Distrito Criativo Centro-Gare, Prefeitura de Santa Maria e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento teve como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e dar visibilidade às mulheres empreendedoras de Santa Maria e região.

Com o tema “um ecossistema feito por muitas”, o evento contou com uma roda de conversa com três talks principais, além da exposição de empreendimentos femininos da Feira Feita por Mulheres. Foram abordados temas relacionados ao ecossistema de startups, a cidade empreendedora de Santa Maria e o empreendedorismo feminino em ascensão. Além disso, a programação também contou com a oficina sobre Precificação e Modelagem de Negócios, promovida pelo Sebrae.

Para Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, o evento foi uma oportunidade única para reunir mulheres empreendedoras e discutir temas relevantes que impactam a criação e desenvolvimento de negócios. “Foi um final de semana incrível, pois presenciamos a garra e determinação de líderes femininas de Santa Maria e região. São mulheres que alavancam negócios locais, regionais e nacionais e que incentivam o empreendedorismo feminino – e que, diga-se de passagem, todos excelentes. É claro que precisamos evoluir a nível de iniciativas e ações para apoiar essas redes de mulheres, a fim de construirmos a cada dia um ecossistema mais sinérgico e robusto, afinal o empreendedorismo feminino é um fator fundamental na promoção do crescimento econômico e social. Mas o que me deixa esperançosa é ter a certeza que estamos juntas para atravessar barreiras e se posicionar no mercado, entregando soluções de alto poder agregado”, destaca.

A produtora editorial e revisora de textos Edilaine Avila esteve no evento e ressaltou a importância da iniciativa. “Acredito que Santa Maria tem muitas mulheres empreendedoras, em diferentes segmentos, mas nem sempre isso se torna visível para a sociedade em geral. Encontros como o realizado no sábado publicizam essas iniciativas, dão visibilidade ao trabalho dessas mulheres e conectam pessoas que talvez nunca teriam a oportunidade de se encontrar. Por isso, são de suma importância, tanto para quem empreende, como para Santa Maria como um todo. É quase como um intercâmbio, que proporciona parcerias pessoais e profissionais que podem levar o nome da nossa cidade para o mundo”.

O evento teve o apoio de diversas instituições, como a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) da UFSM, Prefeitura de Santa Maria, i9 Liga de Empreendedorismo, Santa Maria Tecnoparque, Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana (Itec), Inovacentro, Feira Feito por Mulheres, Associação Indústria em Movimento e Softaliza.

Texto: Assessoria de Comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico