Equipe feminina da UFSM é campeã da primeira etapa da Liga Gaúcha de Voleibol

Jogadoras atuam pela categoria adulta da Região I e foram as melhores colocadas dentre equipes de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Horizontina

No último domingo (19), a Equipe Feminina A de Voleibol da UFSM consagrou-se campeã da primeira etapa da Liga Gaúcha de Voleibol. A partida foi sediada pela equipe de Horizontina, na cidade de Santa Rosa. As universitárias venceram as donas da casa no tie-break e iniciaram com vitória a primeira de oito etapas que antecedem os mata-matas. Nos dias 1 e 2 de abril, é a vez da equipe da UFSM sediar a segunda etapa do torneio, a ser realizado no Centro Desportivo Municipal (CDM), com transmissão ao vivo no Youtube da Equipe de Voleibol UFSM. As inscrições de novas equipes ainda estão abertas no site da Liga.

A equipe A é composta por alunas de diversos cursos da UFSM, como cinco acadêmicas de Educação Física: Nathália Prado Trindade, Ana Júlia Moraes Saccol Caetano, Isadora Seidel Wouters, Vitória Gomes da Silva e Livia Lese. Também duas de Medicina Veterinária,  Amanda Azevedo Dal Pozzolo e Lívia Benedeti de Souza. De outros cursos, há Eduarda Maximowitz Palma, estudante de Enfermagem, Francine Emanoela Bernardy, de Engenharia de Produção, Júnia Foletto Pivetta, de Direito, Agnes de Jesus Caporal Mostaceros, de Engenharia Ambiental, e Maria Eugênia Rodrigues Tólio, de Fisioterapia. Já Caroline Cipolatto Ferrão é pós-graduanda e Andressa Kayser, egressa.

Não jogaram na primeira etapa, mas também integram a equipe A: Ana Paula Weber, aluna de Relações Internacionais, Luiza Ribeiro, de Odontologia, Janaína Potter Rodrigues, de Química e Mariana Rodrigues de Souza, de Jornalismo.

Após a partida, três jogadoras da UFSM receberam prêmios pela atuação individual no jogo. Caroline Cipolatto Ferrão foi eleita a melhor levantadora, Maria Eugênia Rodrigues foi reconhecida como atleta destaque e Agnes de Jesus Caporal Mostaceros como melhor líbero.

Etapas

Na fase classificatória, o estado é dividido em cinco regiões e cada uma delas possui oito etapas, quando times locais disputam entre si. Após a conclusão dessa fase, são selecionadas as equipes com maiores desempenhos para irem para final regional. Nela, as melhores colocadas se classificam, dessa vez para a grande final estadual em novembro. A Equipe da UFSM participa da Região I, isto é, cidades das regiões Noroeste e Centro do estado, com seu time A e B (UFSM/ Ímpetus Energia), mas somente o primeiro disputou os jogos até então. Na etapa inicial, as atletas enfrentaram as equipes Horizontina Voleibol, UPV Santo Ângelo, MAV Ijuí e SRV Attiva Santa Rosa. Em casa, jogam em primeiro de abril.

Equipe masculina

A Equipe Masculina de Voleibol da UFSM também representa a Instituição na Liga. No último sábado, 18, foram à Ijuí disputar a primeira etapa, que contou com os mandantes Ijuí Pró-Vôlei e também com as camisas de ADCH (Salto do Jacuí), UPVSM – Associação Unidos pelo Vôlei de Santa Maria, AABB/AGV (Santo Ângelo) e AVT Voleibol/ Vida e Aconchego, de Horizontina, que foi a campeã. Os universitários caíram na semifinal para os donos da casa e assim, ficaram em quarto lugar. Em casa, os atletas jogam em 2 de abril.

Voleibol UFSM

O projeto Voleibol UFSM congrega todas as equipes praticantes do esporte na Instituição e é coordenado pelo professor do curso de Educação Física e Desportos,  Lorenzo Laporta, que também é técnico da Equipe Feminina A. Conta com os auxiliares Leonardo Pompéo Simon e Pedro Gonçalves Modesto. Compõe a equipe o psicólogo Ricardo de Freitas Beffart e o fisioterapeuta Guilherme Cabreira de Anunciação. Do setor da comunicação, fazem parte Larissa Toniolo, Luísa Beatriz de Siqueira e Luiza Sturm Mielke.

Com informações e fotos do Projeto Voleibol UFSM