Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops ensina produtividade e sustentabilidade de lavouras de soja no Maranhão

Dia de campo realizado no interior do Maranhão buscou incentivar a lucratividade do agro brasileiro



O dia de campo ocorreu no município de Brejo, localizado no leste maranhense, na divisa com o Piauí (foto: Washington Sousa/UFMA)

Na última quarta-feira (22), ocorreu o Dia de Campo “Sustentabilidade e Lucratividade no Sistema de Produção de Soja”, no município de Brejo, no Maranhão. Na oportunidade, foram feitas trocas e construção de conhecimento, divulgação e debate acerca da temática. Além da equipe FieldCrops e da UFSM, também participaram da organização uma equipe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Fazenda Barbosa e a empresa ICL.

O público foi composto não só por representantes de fazendas de grãos do Maranhão, mas também do estado do Mato Grosso. O professor Gregori Ferrão, do curso de Agronomia da UFMA, conta que a organização transmitiu os principais conhecimentos gerados em lavouras de todo o país, a fim de que os participantes ampliem suas noções de produtividade, sustentabilidade e lucratividade do agro brasileiro.

O professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM Alencar Zanon (que coordena a equipe FieldCrops junto com o professor Nereu Streck) destacou a participação de um número expressivo de produtores (foram ao todo 158 participantes), que buscavam entender o potencial de produtividade das lavouras de soja do Maranhão. Além disso, a ação foi promovida pelo campeonato Soybean Money Maker, também da FieldCrops e coordenado por Zanon, que esteve presente na atividade. Seu propósito é incentivar os agricultores de soja a produzirem de forma sustentável e lucrativa. Através do mapeamento da realidade no Brasil, a equipe consegue indicar o nível de sustentabilidade da produção. Em uma entrevista concedida para a Revista Arco, o professor falou sobre a relação entre produção de soja e redução do desmatamento no Brasil.

O dia de campo também contou com a participação e representação de apoiadores como Agrosoja Maranhão, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Maranhão (Crea-MA), Comitê de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Chapadinha, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Rede ILPF, Agroplus, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Cargill, Associação de Engenheiros Agrônomos do Maranhão (Aeama), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Secretaria da Fazenda (Sefaz), ICL, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e CSF, dentre outros.

Ainda na tarde da última quarta-feira, ocorreu um workshop sobre Ecofisiologia da Produção na UFMA, em Chapadinha (MA). O foco da atividade foi transferir conhecimento sobre ecofisiologia e nutrição de plantas. A UFMA, a UFSM, a Abiove e a Embrapa Meio Norte foram as organizações responsáveis por ministrar as palestras.

Vale lembrar que a FieldCrops é uma iniciativa da UFSM, com objetivo de ser uma equipe multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa e extensão em soja, arroz, mandioca, milho, trigo e plantas de cobertura. Assim, busca a intensificação sustentável na agricultura. O nome FieldCrops é oriundo do inglês “culturas de lavoura”. A equipe desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão dentro da lavoura do produtor através de demandas, com foco também na sustentabilidade da agricultura a nível global, sendo parceira em projetos internacionais como o Global Yield Gap Atlas.

Texto: Gabrielle Pillon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61630

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes