Instituto de Redes Inteligentes da UFSM está sob nova direção

Administrador Paulo Roberto Silveira Machado substitui o professor Leandro Michels

foto colorida horizontal com a fachada de um prédio de 2 pisos, feita com efeito olho de peixe, que comprime as bordas, destacando a parte mais central
INRI é uma subunidade do Centro de Tecnologia

O Instituto de Redes Inteligentes (INRI) da UFSM, subunidade do Centro de Tecnologia (CT), teve mudança em sua direção. O novo diretor é o administrador Paulo Roberto Silveira Machado, que assumirá o cargo deixado pelo professor Leandro Michels, que continuará na direção substituta.

O Instituto de Redes Inteligentes é uma unidade de destaque na UFSM, estando à frente da Unidade Embrapii de Recursos Energéticos Distribuídos, atuando em pesquisa e extensão em diversas áreas da temática de energia. Também possui laboratórios de ensaio que contribuem para o setor produtivo nacional, como o de sistemas fotovoltaicos, acreditado pelo Inmetro para ensaio de inversores fotovoltaicos, e o de transformadores de média tensão, que está em processo de acreditação pelo Inmetro.

Michels estava na direção desde 2017, tendo consolidado o instituto como um novo modelo de transferência de tecnologia entre a UFSM e o setor produtivo nacional. Sob sua direção, foram implantados laboratórios de pesquisa e ensaios, bem como obtido o credenciamento da primeira Unidade Embrapii da UFSM. Durante sua gestão, o instituto consolidou a UFSM como uma das principais referências nacionais nas áreas de energia, principalmente nas temáticas associadas à eficiência energética e sustentabilidade.

A mudança representa uma nova etapa para o INRI-UFSM, que tem como principal objetivo dar continuidade ao trabalho de excelência realizado por Michels. O novo diretor, o administrador Paulo Roberto Silveira Machado, é doutor em Administração de Empresas e já atuava como gerente de projetos no instituto, tendo ampla experiência em gestão de projetos e inovação tecnológica. Ele reitera seu compromisso de manter e ampliar as conquistas alcançadas até agora, aprimorando as parcerias com empresas e aprofundando as relações com os diversos setores da UFSM ao quais o instituto possui interface.

“É uma grande honra assumir a direção do INRI-UFSM, e meu compromisso é dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo professor Michels. Agradeço pela confiança depositada em mim e, juntamente com a equipe do instituto, seguiremos trabalhando para consolidar a posição do INRI como uma referência em pesquisa e inovação no Brasil e no mundo”, afirmou Paulo Roberto.

Texto e foto: Equipe de Marketing do INRI