UFSM garante um ouro, uma prata e cinco bronzes em Campeonato Estadual Sub 20 de atletismo

21 atletas representaram a Universidade em competição Estadual

A equipe de atletismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu início à temporada de competições 2023 no último sábado (25) com o Campeonato Gaúcho Sub 20. Na ocasião, viajaram até Porto Alegre 21 integrantes da delegação representando a Instituição. Eles disputaram diversas provas na pista atlética da SOGIPA.

O grande destaque da equipe foi o aluno do projeto de extensão Atletismo UFSM: polo São Sepé, Marcus Vinicius Correa Guedes, que se sagrou campeão Gaúcho na prova de 3000 metros com obstáculos, com o tempo de 11 minutos 22 segundos e 59 décimos.

Na prova Salto com vara, a UFSM conquistou a prata no masculino com o acadêmicos de Educação Física, Gabriel Klein, e o bronze no feminino com a acadêmica de Engenharia Mecânica, Maria Rita Piekas. Já nos saltos horizontais, o acadêmico de Filosofia, Germano Cerezer, conquistou dois bronzes, sendo eles nos saltos em distância e no triplo. Nos 800 metros rasos feminino a aluna do projeto Atletismo UFSM: polo Caçapava do Sul, Thainá Alves de Oliveira, conquistou o bronze com o tempo de 2 minutos 34 segundos e 52 décimos. Por fim, o revezamento feminino nos 4×100 metros faturou o 3° lugar e garantiu a medalha de bronze. O quarteto foi formado por Manuela Mori Grizut, Isabela Aurélio de Vargas, Thainá Alves de Oliveira e Maria Rita Piekas.

Ao final do evento a equipe UFSM ficou com o troféu de 4ª melhor equipe no feminino e com a 5ª colocação no geral.

O professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Coordenador da equipe e do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde ( NIEEMS), destacou que o evento teve um alto nível em relação aos anos anteriores e que os resultados da equipe da UFSM seguem essa evolução. Além disso, Lemos destaca um fenômeno que vem acontecendo: “o grande destaque é ver que muitos alunos dos polos do nosso projeto de extensão que estão no terceiro ano do ensino médio estão focados em ingressarem na UFSM no próximo ano e, isso, fortalecerá ainda mais o atletismo da UFSM. Isso, vai cada vez mais oportunizar a ampliação dos níveis esportivos da nossa região”, avalia.

Com informações e fotos do NIEEMS