DTG Noel Guarany promoveu evento para discutir trocas culturais com participação da SAI

"Do passado ao presente: Influências étnicas nos dias atuais" ocorreu no domingo

foto colorida horizontal com oito pessoas lado a lado, em pose para foto, sorrindo, algumas estão com trajes típicos gaúchos e quatro seguram pequenas sacolas
Equipe da SAI marcou presença no evento, junto de intercambistas

No último domingo (26), a equipe do DTG Noel Guarany realizou o evento “Do passado ao presente: Influências étnicas nos dias atuais”, que contou com a participação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e grupos artísticos de canto e dança. O evento seguiu os costumes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), resgatando as diversas contribuições culturais das etnias formadoras do Rio Grande do Sul e explorando as trocas culturais que acontecem dentro do ambiente universitário da UFSM.

A SAI, neste contexto, participou como órgão de internacionalização da UFSM, mediando a participação de intercambistas presentes no campus, que compartilharam um pouco de suas vivências e trocas culturais.

O evento se iniciou às 16h, com a abertura da mesa e apresentação das autoridades do DTG, além da presença do professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, secretário de Apoio Internacional. Logo em seguida, o servidor Leonardo Nunes, responsável pelo Núcleo de Comunicação, iniciou a apresentação da SAI, trazendo um resumo das atividades do setor e números relativos à internacionalização da UFSM.

Para complementar, três estudantes intercambistas participaram da fala, trazendo suas experiências e vivências relacionadas à trocas culturais no Brasil e na UFSM. Primeiro, falou Diego Andrez Matarrita, oriundo da Costa Rica e graduando do curso de Medicina Veterinária através do programa PEC-G. Em seguida, foi a vez de Merly Fernanda Illera Castellanos, natural da Colômbia e mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana através do programa PAEC. Por fim, Adelicio Lucas Alberto, oriundo da Moçambique, doutorando em Química através do programa ProAfri. A seguir, foram realizadas duas apresentações artísticas, performadas pelo Grupo Folclórico Italiano Ricordi D’Italia e pelo Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig. Por fim, para encerrar o evento, foi realizada uma confraternização coletiva com todos os presentes, que incluíram membros da comunidade interna e externa.

O DTG Noel Guarany é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, que promove eventos e atividades de difusão e preservação de tradições gaúchas, além de realizar invernadas e promover cursos gratuitos abertos à comunidade. Informações sobre as atividades do órgão são divulgadas nas redes sociais e através dos ensaios da Invernada Artística Adulta, realizados no Centro de Eventos da UFSM, nas quartas-feiras, às 21h, e aos domingos, às 18h.

Texto: Pedro Souza (acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI) e Verônica Lorenset Padoin (diretora cultural do DTG)