Fundação Botín divulga o 14º Programa de Fortalecimento do Serviço Público na América Latina

Oportunidade para alunos de graduação aceita inscrições até 11 de maio e conta com custeio total de despesas do candidato para atividades em três países

A Fundação Botín, sediada na Espanha e atuante em toda a América Latina, promove mais uma edição do Programa de Fortalecimento do Serviço Público. Através dele, serão selecionados 32 estudantes de toda a América Latina, que realizarão o programa de formação, dividido em três fases de estudos presenciais: a primeira acontecerá na Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia); a segunda, na Espanha (Madri, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca) e, por fim, a última acontece na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). O programa tem previsão de acontecer de 16 de outubro a 1º de dezembro de 2023. Haverá ainda um módulo prévio de formação, que acontece antes da primeira fase, de forma remota. Além disso, a fundação garante os custos da viagem, hospedagem, manutenção e alimentação para o candidato selecionado.

Para participar do programa, é essencial que os candidatos sejam acadêmicos com vocação ao serviço público (comprovada através de ativa participação em iniciativas sociais), tenham nascido entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, dominem a língua espanhola ou a inglesa, tenham cursado ao menos metade do seu curso de graduação (mas não o estejam concluindo) e possuam o apoio institucional da UFSM. A documentação exigida é: carta de endosso da universidade (modelo), declaração de veracidade e compromisso com o programa (modelo), cópia do passaporte, fotografia de identificação, vídeo publicado no Youtube com no máximo um minuto respondendo as perguntas desde documento e comprovante de proficiência em inglês ou espanhol (opcional). O período de inscrições segue até o dia 11 de maio, exclusivamente por este formulário.

O programa tem foco em selecionar estudantes hábeis a desenvolver sua vocação no serviço público, através de uma experiência formativa que proporcione conhecimentos, competências, valores e princípios fundamentais para o bom exercício da função na América Latina. Os interessados podem saber mais sobre a história do programa neste link; além disso, podem consultar o perfil de candidato desejado e acessar a página de perguntas frequentes. Após a conclusão da formação, o estudante se torna membro da Rede de Servidores Públicos da América Latina, também organizada pela Fundação Botín, que reúne egressos do programa de formação e discute formas de melhorar o serviço público latino-americano. Atualmente, são quase 450 membros da rede, contribuindo para sua região de origem com o que aprenderam durante a experiência de treinamento do programa.

Os alunos que desejarem realizar inscrição no edital deverão enviar a carta de endosso da universidade, devidamente preenchida, para o e-mail sai.programas@ufsm.br, para que seja providenciada a assinatura do reitor, no máximo até o dia 8 de maio. Os candidatos também devem observar que somente serão encaminhadas para assinatura as cartas que estiverem com informações completas e que a obtenção delas é de responsabilidade exclusiva do candidato. Para esta oportunidade, não será realizado um processo seletivo.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI