SAI divulga editais de intercâmbio para graduação e evento de troca de experiências estrangeiras

Oportunidades incluem ida ao exterior por convênios bilaterais e pela AUGM

Foram publicados os editais de mobilidade internacional da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, que pode ser realizada através de convênios bilaterais (disponíveis neste link) e pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), com previsão de mobilidade para o segundo semestre de 2023. Para se inscrever, os alunos de graduação precisam estar atentos primeiramente aos prazos finais de envio da candidatura, que são diferentes. O edital de convênios bilaterais tem prazo final marcado para 12 de abril, enquanto que o edital da AUGM aceita inscrições até 24 de abril. Nos dois casos, o período de intercâmbio é de um semestre.

Para os candidatos interessados nas mobilidades através de convênios bilaterais, é interessante notar que todos os custos referentes à viagem estão a cargo do estudante, que apenas recebe isenção das taxas acadêmicas, como matrícula e inscrição em disciplinas. Cabe também ao estudante acessar o site da universidade pretendida, conferindo se ela possui convênio com a UFSM e se possui o curso equivalente ao de origem, de forma que as disciplinas cursadas durante o intercâmbio possam ser aproveitadas pela coordenação do curso no histórico acadêmico. O número de vagas é variável e depende da oferta de cada universidade estrangeira. Para conferir todos os detalhes do processo seletivo, é preciso ler com atenção o edital completo.

Já para os candidatos interessados em realizar a mobilidade através da AUGM, cabe ressaltar que é disponibilizada uma ajuda de custo pela UFSM e garantia de alojamento e alimentação pela universidade de destino, além de isenção nas taxas acadêmicas. Entretanto, todos os processos relativos à ida do estudante são de sua responsabilidade, o que inclui: obtenção do visto, contrato de seguro de vida (e também para acidente, saúde e repatriação) e despesas pessoais. Nesta seleção, estão disponíveis dez vagas para todos os estudantes da UFSM. No edital, consta a lista de todas as instituições participantes, cabendo ao candidato procurar pelo curso correspondente ao seu de origem e se certificar de ler todos os requisitos e detalhes.

Exchange Stories – Visando melhorar as experiências internacionais e acolher os alunos da UFSM que realizaram intercâmbio, a SAI organizou a primeira edição do evento Exchange Stories, que será um espaço de compartilhamento de relatos de experiências de mobilidade acadêmica. O evento reunirá estudantes que realizaram mobilidade no último semestre por convênios bilaterais, pela AUGM, pelo programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec) ou estágio no exterior. Será um momento de acolhimento e compartilhamento de experiências no exterior, bem como uma chance de tirar dúvidas de alunos interessados em realizar mobilidades no futuro. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (5), em dois turnos: pela manhã (das 9h30min às 11h30min) e à tarde (das 14h30min às 16h30min), na sala 218 (2º andar) do prédio da Reitoria. Ele será aberto a todos os interessados nos relatos ou em tirar dúvidas sobre o processo de seleção. Para participar do evento, é necessário preencher o formulário de inscrição.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI