Professora da UFSM recebe premiação em congresso internacional de enfermagem do trabalho

Rosângela Marion da Silva ganhou o prêmio de melhor pôster em congresso realizado em Portugal

A professora Rosângela Marion da Silva, do Departamento de Enfermagem da UFSM, conquistou o prêmio de melhor pôster durante a 5ª edição do International Congress of Occupational Health Nursing, que ocorreu de 22 a 24 de março, em formato híbrido, em Coimbra (Portugal).

Com o título de “Avaliação da duração do sono e sintomas de saúde de profissionais de enfermagem brasileiros”, o trabalho premiado é um dos resultados do projeto de pós-doutorado da docente da UFSM, que recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi realizado na Escola de Enfermagem Anna Nery, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a supervisão da professora Regina Célia Gollner Zeitoune.

Os resultados evidenciaram que os trabalhadores de enfermagem que dormiam menos de 6 horas por dia não realizavam atividade física e apresentavam sintomas de irritabilidade e cefaleia uma ou mais vezes por semana. Os dados sugerem que dormir menos de 6 horas diárias pode comprometer a saúde e segurança do trabalhador.