Equipes infantis apoiadas pela UFSM ficam em 1º lugar na Liga Gaúcha de Voleibol

Campus de Palmeira das Missões é apoiador do Núcleo de Formação em Voleibol, por meio de projeto de extensão

Equipes do Núcleo de Formação em Voleibol (NFV) – em parceria com o Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, Campus da UFSM em Palmeira das Missões e Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Santa Rosa – disputaram em Ijuí no último sábado (1º) a primeira etapa da Liga Gaúcha de Voleibol (LGV), na categoria de atletas nascidos a partir de 2007, conquistando o 1º lugar com a equipe feminina infantil (foto ao lado) e também o 1º lugar com a equipe masculina infantil (foto abaixo).

O grupo ainda conquistou premiações individuais. No masculino, recebeu o prêmio de melhor levantador da competição, para Pietro Soder, o de melhor ponteiro, para Marcos Perius, o de melhor central, para Guilherme Kist, o de melhor líbero, para Marlon Rutke, e o de melhor oposto, para Gustavo Neitzke. Já no feminino, foram premiadas a melhor levantadora, Mariana Gallas; a melhor central, Nicole Schmidtke; e as melhores ponteiras, Bruna Reghelin e Ana Almeida.

O Campus da UFSM em Palmeira das Missões é apoiador do Núcleo de Formação em Voleibol através do projeto de extensão “Processo de formação de jovens atletas no voleibol: enlaces entre saúde, educação e esporte”, coordenado pelo professor Rafael Soder, juntamente com os professores Renato Menezes e Jeferson Duarte. Soder é um dos técnicos das equipes e, além de docente do Departamento de Ciências da Saúde, foi atleta de alto rendimento de voleibol por 11 anos. Na oportunidade, defendeu a seleção brasileira, seleções gaúcha e paranaense, além de equipes por diferentes estados brasileiros. Nesse período enquanto atleta, foram inúmeras as conquistas: vários títulos gaúchos, três vezes campeão brasileiro, três títulos sul-americanos, um título europeu e um título mundial.

“Nesse longo percurso vivido entre o voleibol e a enfermagem, muitas coisas sempre causaram inquietação, em especial, as carências no processo de formação do atleta, dentre elas: as relações com o cuidado, principalmente no que tange aos aspectos da saúde do ser humano na sua totalidade, bem como o modelo de disciplina e rotina esportiva adotado em diferentes clubes e seleções. Somado a tudo isso, existem muitas lacunas no processo de formação de jovens atletas, em especial em locais distantes de regiões metropolitanas, o que potencializa a não valorização daqueles que desejam passar da etapa do amadorismo para o profissionalismo”, afirma o coordenador do projeto.

Segundo Soder, o projeto destaca a relação do tripé formado por esporte, saúde e educação para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos (jovens atletas) oriundos de escolas públicas e privadas, a partir do envolvimento de treinamentos e atividades vinculadas ao voleibol. “O nosso objetivo central é desenvolver um processo formativo permanente de jovens atletas no voleibol, envolvendo saúde, educação e esporte como ferramentas potencializadoras da formação para a vida”, explica o docente. Para isso, o grupo ainda conta com a colaboração da professora Giovana Cristina Ceni, do Departamento de Alimentos e Nutrição, que vai colaborar na avaliação nutricional dos atletas.

O projeto, que começou no mês de março deste ano, será executado por cinco anos, até março de 2028. Os resultados esperados estão desenhados para o desenvolvimento de um portfólio individual contendo o histórico de saúde e escolar de cada atleta. Os objetivos do projeto incluem ainda a construção de uma cartilha com orientações nutricionais com base em uma alimentação mais saudável, o entendimento da capacidade física individual e coletiva dos atletas para organização e execução das práticas de voleibol, o desenvolvimento de modelos, estruturas e protocolos de treinamentos/atividades de formação em voleibol e a organização e execução de competições esportivas para os jovens atletas.

O grupo de pesquisadores vai desenvolver suas atividades pelo período de 5 anos junto ao colégio Dom Bosco de Santa Rosa, que conta atualmente com a participação de cerca de 150 crianças e adolescentes na faixa etária dos 8 aos 17 anos. Outras informações sobre o Núcleo de Formação em Voleibol constam em sua página no Instagram.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões