Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe FieldCrops da UFSM e Epagri publicam livro sobre produção de milho em Santa Catarina

Obra é resultado de um Acordo de Cooperação entre UFSM e o órgão oficial de extensão rural e pesquisa agropecuária de SC



A Equipe FieldCrops da UFSM e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), órgão oficial de extensão rural e pesquisa agropecuária do Estado vizinho, publicaram o livro “Potencial e lacunas de produtividade de Milho em Santa Catarina”, focado na sustentabilidade da lavoura de milho em Santa Catarina. As informações apresentadas no livro são resultado do esforço em conjunto dos extensionistas e pesquisadores da Epagri e da Equipe FieldCrops da UFSM, visando difundir informações e identificar caminhos para aumentar a produção de milho em Santa Catarina, aliando eficiência produtiva e lucratividade ao produtor.
 
O livro é resultado de um Acordo de Cooperação entre Epagri e UFSM. A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAGro) Isabela Pilecco liderou as atividades na UFSM, e Leandro do Prado Ribeiro coordenou as atividades na Epagri.
 
Os assuntos são abordados de maneira simples e objetiva, para facilitar o entendimento do potencial de produtividade, potencial de produtividade limitado por água, das lacunas de produtividade e dos fatores de manejo que promovem perdas de produtividade nas lavouras de milho de Santa Catarina. Para tal, foram acompanhadas 293 lavouras de milho nas safras 2020-2021 e 2021-2022.
 
O professor Alencar Zanon, da coordenação da Equipe FieldCrops, destaca que o livro, além de difundir conhecimento, irá ajudar o produtor de milho de Santa Catarina a ser mais sustentável. “Esperamos que os tópicos abordados nesse livro sirvam pra facilitar a compreensão das interações entre genótipo, ambiente, manejo e produtor. Salientamos que, justamente por ser a interação de fatores muito complexos, cada lavoura é única. Assim, as informações contidas na obra precisam ser adaptadas para cada realidade, o que só é possível a partir de um profundo conhecimento sobre a ecofisiologia da planta e do sistema de produção”, afirma.
 
“Agradecemos e parabenizamos os extensionistas e pesquisadores da Epagri pela brilhante contribuição para a sustentabilidade da produção de milho de Santa Catarina. Aumentar a produção através do aumento da produtividade de grãos nas áreas já utilizadas para a agricultura é um compromisso que nós temos com as gerações futuras”, acrescenta Alencar.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61783

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes