Unidades da UFSM devem realizar o inventário patrimonial até o dia 28 de abril

A iniciativa possibilita a verificação da existência e localização dos bens da instituição

A Divisão de Patrimônio da UFSM informa que o prazo para concluir o inventário patrimonial das diversas unidades da instituição termina no dia 28 de abril. O inventário consiste em procedimento administrativo realizado por meio de levantamentos físicos de todos os bens patrimoniais móveis existentes. O inventário da UFSM é uma ação estratégica da gestão patrimonial e é muito importante a colaboração e apoio de todos os gestores e servidores das unidades, principalmente ao permitir o acesso das equipes de trabalho nos ambientes acadêmicos e administrativos para fazer o levantamento.

Com esta iniciativa, é possível verificar a existência e localização dos bens. Isso possibilita a atualização documental e uma melhor eficiência da gestão patrimonial, além de permitir a confrontação entre os registros do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e sua posterior adequação, permitindo que os registros estejam constantemente atualizados e as informações disponíveis aos órgãos fiscalizadores. Também proporciona à universidade otimizar suas tomadas de decisão no que se refere à gestão de bens permanentes móveis da instituição com mais clareza e segurança, além de confirmar as responsabilidades pela guarda, zelo e uso dos bens patrimoniais da UFSM.

O levantamento pode ser feito por meio do aplicativo Inventário UFSM (somente para quem tem aparelhos com sistema Android) e pelo Portal Patrimônio. O aplicativo tem a utilização restrita aos chefes das cargas patrimoniais e seus agentes. Já o Portal Patrimônio é liberado para todos. No site do Departamento de Material e Patrimônio (Demapa), é possível encontrar manual, cronograma, capacitações ministradas sobre o tema e o acompanhamento em tempo real do inventário das unidades da universidade.

Informações gerais:

– Qualquer servidor pode contribuir com o levantamento patrimonial;

– Chefias podem cadastrar quantos agentes patrimoniais quiserem, independentemente de cargo ou função;

– Somente o agente patrimonial pode usar o App do Patrimônio para registrar itens;

– O App do Patrimônio pode ser utilizado para a conferência. Posteriormente, a chefia precisa autorizar a recepção dos dados coletados com o App;

– A partir deste ano as informações sobre patrimônio serão incluídas no Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads). Somente os itens que forem inventariados estarão no novo sistema;

– Com a modernização administrativa, os patrimônios dos departamentos didáticos ficaram sob a responsabilidade dos professores. Antes disso, os servidores técnico-administrativos respondiam pelos itens;

– Quando há uma troca de chefia em qualquer setor, ela automaticamente recebe a carga patrimonial da anterior a partir do inventário. Os itens que foram identificados como “localizados” são considerados entregues;

– Declaração de transporte pode ser gerada pelo Portal Patrimônio;

– Itens antigos podem ser submetidos aos classificados;

Mais informações pelo telefone (55) 3220-8322 e ou pelo e-mail patrimonio@ufsm.br.