Pós-Graduação em Química da UFSM teve aula inaugural com palestrante austríaco

Helmar Wiltsche veio por intermédio do programa Capes-PrInt/UFSM

foto colorida com quatro pessoas posando, lado a lado, em um auditório, com um fundo com tela de projeção
A partir da esquerda, professores Cezar Bizzi, Helmar Wiltsche, Paola Mello e Érico Flores

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM realizou recentemente sua aula inaugural de 2023, que contou com a presença de professor da Áustria. Em um primeiro momento, os professores Cezar Bizzi e Clarissa Frizzo (coordenador e coordenadora substituta do PPGQ, respectivamente), transmitiram orientações aos alunos de mestrado e de doutorado que ingressaram na seleção 2023/1 – foram selecionados 18 alunos de mestrado e cinco de doutorado. Os alunos receberam orientações acerca dos benefícios de ingressarem em um programa de nível internacional – o PPGQ tem nota 7 da Capes, máxima avaliação entre os PPGs brasileiros.

A seguir, com a presença de toda a comunidade acadêmica do PPGQ, o professor Helmar Wiltsche, do Institute of Analytical Chemistry and Food Chemistry da Graz University of Technology, da Áustria, ministrou a palestra intitulada “Microwave Induced Plasma Optical Spectrometry (MIP-OES)”. A palestra foi acompanhada por mais de 120 pessoas e contou com a participação de professores de outras instituições de ensino, como o Instituto Federal Farroupilha RS (Campus Feliz) e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR, Campus Medianeira).

O professor Helmar Wiltsche veio por intermédio do programa Capes-PrInt/UFSM, subprojeto “Clean Technologies”, coordenado pela professora Paola A. Mello, do Departamento de Química. Além dessa palestra, foram ministrados dois minicursos (“New developments in microwave-assisted, high pressure flow digestion” e “Microwave induced plasma: fundamentals, applications and pitfalls”), além de diversas reuniões técnicas. Essas atividades foram coordenadas pelo professor Érico M. M. Flores, coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA).

A palestra do professor Helmar Wiltsche foi a quinta já realizada em 2023 para a comunidade acadêmica do PPGQ. Além dessa, foram ministradas mais cinco palestras, todas por professores de instituições estrangeiras: Ludger Wessjohann, do Leibniz-Institut of Plant Biochemistry (Alemanha); Ulrich Abram, da Freie Universität Berlin (Alemanha); Teresa J. Bandosz, da The City College of New York (EUA); Jorge B. F. Pereira, da Universidade de Coimbra (Portugal); e Bernhard Wesstermann, do Leibniz-Institut of Plant Biochemistry (Alemanha). Todas as palestras, presenciais, foram viabilizadas pelo programa Capes-PrInt, com subprojetos coordenados por docentes do PPGQ/UFSM (“Clean Technologies”, “Nanomaterials” and “Smart Materials”).