Professor do departamento de Engenharia Química realiza missão de trabalho na Europa

O docente esteve na França e Suécia através do programa Capes-PrInt

O professor Guilherme Luiz Dotto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos Adsortivos e Catalíticos (ENGEPAC) da UFSM, retornou recentemente de missão na Europa pelo Programa Capes PrInt. Na ocasião realizou ações de pesquisa, ministrou atividades formativas e ciclo de palestras.

Durante os dias 27 de fevereiro e 22 de março, proferiu palestras na França e Suécia abordando as temáticas de adsorção, catálise, e produção de materiais a partir da valorização de resíduos para aplicação em processos ambientais. As atividades desenvolvidas incluíram também visitas em diversas Instituições de Ensino Superior, visando o desenvolvimento e consolidação de projetos de pesquisas e reuniões com editores de periódicos internacionais. Na França, as ações foram aconteceram nas cidades de Rouen, Évreux, Bordeaux, Nancy e Metz, tendo como universidades parceiras, a Université de Lorraine, Université de Bordeaux e Université de Rouen Normandie. Já na Suécia, as atividades ocorreram na cidade de Umea, com a parceria da Swedish University of Agricultural Sciences.

De acordo com Guilherme, tais atividades objetivam fortificar parcerias já estabelecidas e também abrir novas portas em relação a pesquisa nas áreas de operações unitárias para a valorização de resíduos e desenvolvimento de materiais, além de expandir os horizontes dos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia Química, nos quais atua na UFSM. O pesquisador analisa, ainda, que a Universidade já tem se destacado nesse espaço, desenvolvendo trabalhos qualificados: “No contexto de operações unitárias para a valorização de resíduos e desenvolvimento de materiais, as pesquisas realizadas no Departamento de Engenharia Química da UFSM estão nos mesmos patamares ou mais avançadas que as pesquisas na Europa, o que pode ser evidenciado pelo índice h dos pesquisadores envolvidos. Isso mostra que, independente de fatores financeiros, pesquisas importantes vêm sendo desenvolvidas, pelo nosso grupo e por diversos colegas na UFSM que conseguem atingir patamares de excelência” destaca Guilherme.