Pesquisador da UFSM assume como Coordenador de Comitê Técnico da Farmacopeia Brasileira

Érico Flores assume como Coordenador do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos

Na última reunião do Comitê Gestor da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, foi eleito, por unanimidade, como Coordenador do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos (CTT-IF). Nesse novo cargo, Érico, que foi membro Titular da Farmacopeia Brasileira (FB) por quase duas décadas, volta a ter assento no Comitê Gestor da FB. O docente já vinha atuando junto à ANVISA, como membro titular do Conselho Deliberativo, Comitê Gestor ou de Comitês Técnicos-Temáticos.

Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos

Neste Comitê são discutidos e avaliados os critérios e procedimentos da Farmacopeia Brasileira para o controle de qualidade de fármacos e de adjuvantes comercializados no Brasil. Érico avalia que a função de membro do Comitê Gestor e, em especial, de coordenador do CTT-IF é de grande responsabilidade dada a atuação que o setor possui. “Essa nomeação mostra a visibilidade e reconhecimento do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa na UFSM, em especial para o estabelecimento dos métodos analíticos e dos padrões de qualidade dos fármacos comercializados no país”, destaca o docente.

Érico é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, atuando nas áreas de química analítica e intensificação de processos industriais com emprego de sistemas de ultrassom e de micro-ondas. Além da área de química e engenharia química,  tem grande contribuição na área de farmácia, com o desenvolvimento de métodos que são usados, atualmente, como referência na Farmacopeia Brasileira, tendo sido pioneiro na implementação de métodos analíticos modernos na área de espectrometria atômica. Além desse cargo, Érico é o atual Deputy Topic Leader do Expert Working Group/EWG-Q3D, Elemental Impurities, indicado pela ANVISA no International Conference of Harmonization, desde 2018.

Farmacopeia Brasileira

A Farmacopeia Brasileira é a referência para o estabelecimento do controle de qualidade de fármacos no Brasil. Tem como função principal estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de princípios ativos, excipientes e outras formas farmacêuticas para uso em saúde. Esta entidade pertence à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os colegiados da Farmacopeia Brasileira têm por objetivo assessorar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na revisão e atualização periódica dos compêndios e produtos da Farmacopeia Brasileira. A participação nos Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira é considerada atividade de relevância pública e não remunerada.