Pós em Artes Visuais da UFSM tem a sua primeira aluna aceita para doutorado sanduíche

Orientada pela professora Nara Cristina Santos, a doutoranda Cristina Landerdahl permanece na Espanha até o final de setembro

A doutoranda do PPGArt Cristina Landerdahl (à esq.) e a professora Tamara Bueno Doral, Universidad Complutense de Madrid

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGArt) da UFSM, Cristina Landerdahl está iniciando seu período de doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, onde permanece até o final de setembro. Sua supervisora de tese é Tamara Bueno Doral, professora da instituição espanhola e integrante do Grupo de Pesquisa Museum I+D+C – Laboratório de Cultura Digital e Museografia Hipermídia.

A colaboração entre as duas universidades para o estágio foi firmada pela orientadora, professora Nara Cristina Santos, durante missão de trabalho na Espanha, em 2022, pelo mesmo projeto, contando com financiamento do Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A estudante recebe bolsa de doutorado sanduíche no exterior do programa Capes/Print, um edital nacional que busca a internacionalização das universidades brasileiras através de convênios bilaterais, a fim de construir projetos em colaboração com pesquisadores estrangeiros.

Cristina Landerdahl, que é a primeira discente do PPGArt a sair para doutorado sanduíche, é integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart). Sua pesquisa compreende a preservação e o arquivamento de obras dependentes de tecnologia digital. Em sua tese, discute as questões de preservação de obras que fazem parte de acervos em museus universitários, para aplicação prática dos estudos no Museu Arte Ciência Tecnologia (MACT) da UFSM. Localizado no mezanino do Planetário, o museu é coordenado pelas professoras Nara Cristina Santos (do PPGArt), Maria Rosa Chitolina (dos programas de pós-graduação em Bioquímica Toxicológica e Educação em Ciências) e Juliana Vizzotto (do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação).

Neste período no exterior, a doutoranda busca agregar questões emergentes de pesquisa e inovação responsável (responsible reserach and innovation) à sua pesquisa, a fim de inserir a participação da sociedade nas descobertas relacionadas a ciência e inovação dentro da UFSM, conforme o Projeto Estratégias Farmacológicas e Nutricionais para a Promoção da Saúde.

Assim, alinhando-se aos objetivos do Projeto Saúde Única, pretende aproximar a ciência e a tecnologia por meio de exposições de arte no MACT, em um trabalho transdisciplinar que envolve artistas, cientistas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.