Curso de Nutrição do Campus de Palmeira das Missões realiza aula inaugural

A atividade contou com a professora Raquel Canuto, da Ufrgs, como uma das palestrantes

Na última segunda-feira (24), no auditório do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, foi realizada a aula inaugural do curso de Nutrição. O evento teve transmissão pelo canal no Youtube do curso de Nutrição, atividade da qual também participou a comunidade do curso de Nutrição do campus sede, em Santa Maria.

A aula iniciou-se com as boas-vindas da coordenação aos calouros e veteranos. Vanessa Kirsten, coordenadora do curso, destacou que a aula inaugural é uma tradição do curso de Nutrição e uma forma especial de receber quem escolhe cursar Nutrição no Campus de Palmeira das Missões. Após a manifestação da coordenação, houve apresentação de todos os docentes do curso e do Diretório Acadêmico do Curso de Nutrição Josué de Castro.

O evento contou com duas palestras. A primeira, presencialmente, foi com a professora Raquel Canuto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que falou sobre “Como as desigualdades sociais afetam a nossa alimentação: da obesidade à fome”. Raquel é docente do curso de Nutrição e coordenadora do Programa em Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Ufrgs, instituição pela qual é nutricionista e doutora em Ciências Médicas. Ela realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, epidemiologia social, saúde do trabalhador e revisões sistemáticas e meta-análises. A pesquisadora é membro titular do Comitê de Assessoramento da área de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), além de editora associada dos Cadernos de Saúde Pública, líder do Grupo de Estudos em Determinantes Sociais da Alimentação e Nutrição e bolsista de produtividade em pesquisa (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na sequência, quem palestrou foi a acadêmica Lisiane Vecchi, do 7º semestre do curso de Nutrição, que falou diretamente da Argentina por videoconferência, para fazer um relato de experiência sobre o intercâmbio na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, pelo Programa Escala de Estudiantes de Grado, da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

A atividade encerrou-se com a distribuição de brindes aos alunos. “Foi uma tarde rica, cheia de significados para este potente coletivo do curso de Nutrição do Campus Palmeira das Missões”, finalizou Vanessa.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões