Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Flores para Todos realiza Dia de Campo inédito na fronteira oeste do estado

É a primeira vez que um dia de campo de floricultura acontece na Fronteira Oeste



Na quarta-feira, 26, aconteceu o Dia de Campo sobre Floricultura e Agroturismo no município de Alegrete, região da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Este é o segundo evento do ano com entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos, que está em andamento nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, neste primeiro semestre de 2023. Foi o primeiro Dia de Campo de Floricultura na história da Região da Fronteira Oeste do Estado. 
 
Segundo o Professor da UFSM, Nereu Augusto Streck, Coordenador Nacional do Projeto Flores para Todos e da Equipe PhenoGlad, o evento marcou a entrega de resultados de quatro culturas de flores do Projeto (gladiolo, girassol de corte, dália de corte e Ornithogalum) cultivados na propriedade do produtor familiar Paulino Nazaro da Silva. “Fizemos o plantio das primeiras flores dia 06 de fevereiro deste ano. Durante as quatro semanas seguintes fomos plantando as demais para que todas estivessem floridas para o evento e deu tudo certo”, explica o professor. “Fizemos visitas semanais durante quase três meses para levar o conhecimento e repassar ao produtor as práticas de manejo para uma produção sustentável e lucrativa de flores. O projeto Flores para Todos é um projeto agudo e desruptivo em todo Brasil e a prova prática disso é que em mais um município do Brasil em menos de três meses o projeto entregou resultados neste Dia de Campo inédito na Região e que estão gerando renda ao produtor”, conclui Nereu.
 
O evento contou com 123 participantes entre produtores, consultores, extensionistas, estudantes e professores de vários municípios do Rio Grande do Sul e de autoridades nacionais e estaduais como o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) e Presidente da Associação Rio-grandense de Floricultura (AFLORI) Walter Winge e o Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul Leonardo Cera. 
 
O Dia de Campo foi uma realização da Equipe PhenoGlad da UFSM, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Alegrete, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS),  Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, do CREA/RS e da Emater/RS-Ascar.
 
Os Dias de Campo do Projeto Flores para seguem nas próximas semanas em vários estados brasileiros. O próximo é dia 05 de junho em Nova Esperança do Sul, Rio Grande do Sul.
 

Números do Projeto

Desde o início, em 2018, até dezembro de 2022 (10ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais e 45 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.
 
Os números da 11ª fase do Projeto Flores para Todos até o momento, em andamento agora no Brasil:
Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros.
Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios.
Dália: 6 produtores em 6 municípios.
Ornithogalum: 3 produtores em 3 municípios.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62009

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes