Docente da UFSM ministra palestra em universidade de Estocolmo

Em sua fala, professora abordará o papel da mídia como agente securitizador

A professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, Ada Cristina Machado Silveira, palestra, na próxima quarta-feira (03) na Nordic Institute of Latin American Studies at University of Stockholm, na Suécia. Na ocasião, tratará sobre como a mídia pode se transformar em um agente securitizador do estado, tornando-se parte de um programa repressivo de segurança.

A palestra que será proferida tem como tema “A mídia como agente securitizador no Brasil” e aborda as pesquisas já desenvolvidas pela docente e traz a experiência da pesquisadora no contexto brasileiro. Em seu estudo, Ada defende que diante da defasagem imposta pela midiatização à atividade jornalística, é preciso repensar as práticas quando há ênfase em medidas repressivas com a justificativa de manutenção da ordem pública. A pesquisadora entende que a mídia como agente securitizador ainda é entendida como condição para garantir a segurança de forma autoritária. Um exemplo são as coberturas de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que privilegiam reportagens sobre ondas de violência e atos de criminalidade, que são documentadas de forma ostensiva e exemplar. Assim, ações coercitivas e paliativas que ignoram proposições preventivas e de justiça social definem a ordem da noticiabilidade atual no Brasil.

Ada está finalizando sua estadia como Senior Visiting Research Fellow CAPES-STINT no Departamento de Mídia e Comunicação da Sodertorn University, em Estocolmo, Suécia.