No fim da tarde de quinta-feira (4), o conhecimento científico produzido na universidade foi apresentado para a comunidade com os lançamentos da Editora UFSM. Ao todo são 15 novas publicações, sendo cinco impressas e dez em formato e-book. Além disso, a tradicional banca da editora, identificada com as cores da instituição, expõe na 50ª Feira do Livro de Santa Maria suas obras nas mais variadas áreas do ensino.
O diretor da editora, Enéias Tavares, resumiu o sentimento de estar presente na tradicional festa literária da cidade em duas palavras: ciência e servidor público. “A universidade é esse lugar de produção de conhecimento. E essas obras exemplificam o que é a ciência na UFSM. E a segunda palavra é: servidores públicos. Nós estamos aqui para servir a comunidade através da publicação desses livros”, afirma.
A vendedora Carin Zuchetto explica que, para a feira deste ano, optou-se por uma ampla variedade de obras, desde livros mais técnicos até literatura. “Escolhemos com carinho para que o público realmente possa vir conhecer nossos livros”, completa. Carin ainda comenta que, até o início da tarde de quinta-feira, foram vendidos mais de 500 exemplares na banca da editora, e a grande expectativa estava nos lançamentos – ocasião em que o público também pode adquirir seu livro, além de pedir dedicatória e conversar com os autores.
E mesmo com chuva, típica da Feira do Livro em todos os anos, há procura e movimento na Praça Saldanha Marinho. As estudantes do terceiro semestre de Pedagogia Morgana Biagini e Valdima Mori, que estavam no estande do projeto de que fazem parte, transitaram um pouco pela feira e aproveitaram para olhar os livros sobre alfabetização. “Estamos aqui para fazer uma atividade e aproveitamos o intervalo para procurar alguns livros”, contam.
Lançamentos da Editora UFSM movimentam o sétimo dia de Feira do Livro
A mesa de lançamentos aconteceu durante a programação da Feira do Livro e reuniu autores, familiares, representantes da universidade e leitores. Minutos antes do início, quando o público começava a chegar, a responsável pelo setor de comunicação da editora, Denise Garcia Bortolotto, não escondeu a alegria ao ver os livros expostos na praça. “Estamos super contentes. Esse é o momento em que concretizamos estas produções depois de todo o processo de editoração. E seguimos acompanhando os autores na divulgação, o trabalho também não termina aqui”, comentou.
A cerimônia teve início com o acolhimento de Enéias aos presentes e a manifestação do reitor Luciano Schuch, que destacou a participação da UFSM na Feira do Livro de Santa Maria desde a primeira edição do evento, realizada em 1962. De lá para cá, são 50 edições de uma parceria, que se consolidou ainda mais com a participação da editora. “É onde a gente consegue estar junto à comunidade. E também o momento de divulgar a obra dos nossos autores nesse espaço de arte e de cultura da cidade”, relatou Schuch.
O lançamento de quatro exemplares do projeto Textos Introdutórios foi um dos destaques da tarde. A iniciativa foi idealizada pela editora em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de oportunizar uma leitura introdutória sobre diferentes áreas do conhecimento. “Todo o catálogo está dividido em oito áreas que representam e exemplificam tudo que nós fazemos na instituição. A nossa ideia é sempre lançar ciclos de oito para que a gente tenha um livro representando cada uma das unidades”, afirma Enéias. O professor ainda sonha em continuar produzindo os exemplares até que todos os cursos da instituição sejam contemplados nos próximos anos. “A nossa ideia é ter 16, 32 e quem sabe 64 obras daqui a alguns anos”, complementa.
O livro Criação Publicitária, um dos quatro exemplares, foi lançado pela professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Juliana Petermann. Ela conta que o livro foi pensado justamente para atender às necessidades iniciais da sala de aula, ao mesmo tempo em que foi criado a partir dela – com a experiência e pesquisa desenvolvidas ao longo dos últimos 16 anos. A ideia é “apresentar essa área [da criação publicitária] para quem chega à profissão, para quem escolheu a publicidade e para quem cogita a área como forma de atuação”, comenta Juliana.
Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: uma Abordagem Interdisciplinar para a Saúde e Qualidade de Vida foi outra obra presente no lançamento. Ao longo de 11 capítulos, o livro compartilha conceitos e orientações importantes acerca dos exercícios físicos a partir do embasamento teórico de diversas áreas do conhecimento, como educação física, farmácia e fisioterapia. Os organizadores da obra, Luciane Sanchotene e Daniel Pozzobon, explicam que o livro começou a ser elaborado na pandemia, após observarem o aumento na procura por formas de fazer exercícios físicos sem sair de casa. Assim, a iniciativa surge como uma forma de levar esse conhecimento até a população – com um embasamento científico e uma escrita acessível. “A universidade atua no ensino, na pesquisa e na extensão. Então, estar na Feira do Livro é uma forma de estender para a comunidade o que é produzido na instituição. É aqui que a população fica sabendo de novas publicações e outros conhecimentos disponíveis”, relata Daniel.
Os leitores também estiveram presentes para prestigiar o momento. Márcia Heloísa conta que esse tipo de evento valoriza os autores, especialmente os locais, e atrai novos leitores. “É uma iniciativa incrível e há de ser um sucesso. Com certeza um fim de tarde bonito e especial aqui nos lançamentos da editora”, completa. Quem também aproveitou para adquirir seu livro foi o doutorando em Comunicação na UFSM Lucas Schuch: “Já estive em outras edições da feira e essa, em especial, está muito legal e cheia de coisas novas”.
Além de diretor da Editora UFSM, o professor Enéias contou emocionado sobre a participação na produção do box Discursos do Corpo na Arte e a expectativa para o lançamento na feira. “É uma coleção de três livros, o primeiro foi publicado em 2014, então são quase dez anos de pesquisa. Os livros que exemplificam tudo que a gente faz no Centro de Artes de Letras, quanto a literatura, música, dança, teatro, imagem, produção pictórica, só que pelo viés do corpo. Então é um livro que convida os leitores a pensar como que a gente sente, escuta e vê a arte”, afirma.
A Editora e Livraria UFSM seguem na praça durante toda a Feira do Livro – de domingo a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e nos sábados, das 10h às 19h30min.
Livros lançados pela Editora UFSM:
• Extensões da Clínica Psicanalítica na Universidade: da Escuta à Escrita, de Aline Bedin Jordão, Amanda Schreiner Pereira e Gabriela Oliveira Guerra;
• Formação e Experiências de Docência em Filosofia, de Elisete Medianeira Tomazetti, José Bendito de Almeida Júnior e Patrícia Del Nero Velasco;
• Psicologia e Direito no Enfrentamento de Problemas Contemporâneos, de Cristiana Rezende Gonçalves Caneda e Jana Gonçalves Zappe;
• Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira, de Adriano José Pereira, Herton Castiglioni Lopes e Octavio Augusto Camargo Conceição;
• Flora de Santa Maria Revisitada: Angiosperma Nativas e Naturalizadas, de Liliana Essi e Renato Aquino Záchia;
• Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: uma Abordagem Interdisciplinar para a Saúde e Qualidade de Vida (Série Extensão), de Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Juliane Berria, Daniel Pozzobon, Andressa Ferreira da Silva, Darcieli Lima Ramos e Leandro Lima Borges;
• Convivência das Afasias: Movimento e Experiências em Grupo Interdisciplinar (Série Extensão/gratuito), de Celia H. P. Della Méa e Elenir Fedosse;
• Rose Bertelli Braunstein e a Criação do Bacharelado em Percussão do Curso de Música da UFSM, de Gilmar Goulart;
• Conversações entre Filosofia, Escola e Ensino Médio, de Elisete M. Tomazetti e Jéssica Erd Ribas;
• Memórias, Histórias e Etnografias: Estudos a Partir da História Oral, de Alessandra Izabel de Carvalho, Luís Fernando Beneduzi, Maria Catarina Chitolina Zanini, Maria Cristina Dadalto e Robson Laverdi;
• Discursos do Corpo na Arte (box), de Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno;
• Gerontologia: O Envelhecimento Humano em 10 Pontos (Coleção Textos Introdutórios), de Marco Aurélio de Figueiredo Acosta;
• Leitura em Língua Inglesa (Coleção Textos Introdutórios), de Patrícia Marcuzzo;
• Criação Publicitária (Coleção Textos Introdutórios), de Juliana Petermann;
• Pedagogias da Dança (Coleção Textos Introdutórios), de Neila Baldi.
Texto: Andreina Possan, Letícia Klusener e Thais Immig, acadêmicas de Jornalismo
Fotos: Gabriel Escobar
Edição: Lucas Casali