Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tem ciência na praça: Editora UFSM lança livros na 50ª Feira do Livro de Santa Maria

Na banca da Editora UFSM, que permanece na praça durante toda a feira, já são mais de 500 exemplares vendidos



No fim da tarde de quinta-feira (4), o conhecimento científico produzido na universidade foi apresentado para a comunidade com os lançamentos da Editora UFSM. Ao todo são 15 novas publicações, sendo cinco impressas e dez em formato e-book. Além disso, a tradicional banca da editora, identificada com as cores da instituição, expõe na 50ª Feira do Livro de Santa Maria suas obras nas mais variadas áreas do ensino.

Os lançamentos da Editora UFSM movimentaram a Praça Saldanha Marinho na tarde de quinta-feira (4)

O diretor da editora, Enéias Tavares, resumiu o sentimento de estar presente na tradicional festa literária da cidade em duas palavras: ciência e servidor público. “A universidade é esse lugar de produção de conhecimento. E essas obras exemplificam o que é a ciência na UFSM. E a segunda palavra é: servidores públicos. Nós estamos aqui para servir a comunidade através da publicação desses livros”, afirma.

A vendedora Carin Zuchetto explica que, para a feira deste ano, optou-se por uma ampla variedade de obras, desde livros mais técnicos até literatura. “Escolhemos com carinho para que o público realmente possa vir conhecer nossos livros”, completa. Carin ainda comenta que, até o início da tarde de quinta-feira, foram vendidos mais de 500 exemplares na banca da editora, e a grande expectativa estava nos lançamentos – ocasião em que o público também pode adquirir seu livro, além de pedir dedicatória e conversar com os autores.

E mesmo com chuva, típica da Feira do Livro em todos os anos, há procura e movimento na Praça Saldanha Marinho. As estudantes do terceiro semestre de Pedagogia Morgana Biagini e Valdima Mori, que estavam no estande do projeto de que fazem parte, transitaram um pouco pela feira e aproveitaram para olhar os livros sobre alfabetização. “Estamos aqui para fazer uma atividade e aproveitamos o intervalo para procurar alguns livros”, contam.

Lançamentos da Editora UFSM movimentam o sétimo dia de Feira do Livro

A mesa de lançamentos aconteceu durante a programação da Feira do Livro e reuniu autores, familiares, representantes da universidade e leitores. Minutos antes do início, quando o público começava a chegar, a responsável pelo setor de comunicação da editora, Denise Garcia Bortolotto, não escondeu a alegria ao ver os livros expostos na praça. “Estamos super contentes. Esse é o momento em que concretizamos estas produções depois de todo o processo de editoração. E seguimos acompanhando os autores na divulgação, o trabalho também não termina aqui”, comentou.

Na banca da Editora e Livraria UFSM, vendem-se obras das mais variadas áreas, desde livros mais técnicos até literatura

A cerimônia teve início com o acolhimento de Enéias aos presentes e a manifestação do reitor Luciano Schuch, que destacou a participação da UFSM na Feira do Livro de Santa Maria desde a primeira edição do evento, realizada em 1962. De lá para cá, são 50 edições de uma parceria, que se consolidou ainda mais com a participação da editora. “É onde a gente consegue estar junto à comunidade. E também o momento de divulgar a obra dos nossos autores nesse espaço de arte e de cultura da cidade”, relatou Schuch.

O lançamento de quatro exemplares do projeto Textos Introdutórios foi um dos destaques da tarde. A iniciativa foi idealizada pela editora em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de oportunizar uma leitura introdutória sobre diferentes áreas do conhecimento. “Todo o catálogo está dividido em oito áreas que representam e exemplificam tudo que nós fazemos na instituição. A nossa ideia é sempre lançar ciclos de oito para que a gente tenha um livro representando cada uma das unidades”, afirma Enéias. O professor ainda sonha em continuar produzindo os exemplares até que todos os cursos da instituição sejam contemplados nos próximos anos. “A nossa ideia é ter 16, 32 e quem sabe 64 obras daqui a alguns anos”, complementa.

O livro Criação Publicitária, um dos quatro exemplares, foi lançado pela professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Juliana Petermann. Ela conta que o livro foi pensado justamente para atender às necessidades iniciais da sala de aula, ao mesmo tempo em que foi criado a partir dela – com a experiência e pesquisa desenvolvidas ao longo dos últimos 16 anos. A ideia é “apresentar essa área [da criação publicitária] para quem chega à profissão, para quem escolheu a publicidade e para quem cogita a área como forma de atuação”, comenta Juliana.

Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: uma Abordagem Interdisciplinar para a Saúde e Qualidade de Vida foi outra obra presente no lançamento. Ao longo de 11 capítulos, o livro compartilha conceitos e orientações importantes acerca dos exercícios físicos a partir do embasamento teórico de diversas áreas do conhecimento, como educação física, farmácia e fisioterapia. Os organizadores da obra, Luciane Sanchotene e Daniel Pozzobon, explicam que o livro começou a ser elaborado na pandemia, após observarem o aumento na procura por formas de fazer exercícios físicos sem sair de casa. Assim, a iniciativa surge como uma forma de levar esse conhecimento até a população – com um embasamento científico e uma escrita acessível. “A universidade atua no ensino, na pesquisa e na extensão. Então, estar na Feira do Livro é uma forma de estender para a comunidade o que é produzido na instituição. É aqui que a população fica sabendo de novas publicações e outros conhecimentos disponíveis”, relata Daniel.

Luciane Daronco e Daniel Pozzobon estão entre os autores que lançaram livros pela Editora UFSM

Os leitores também estiveram presentes para prestigiar o momento. Márcia Heloísa conta que esse tipo de evento valoriza os autores, especialmente os locais, e atrai novos leitores. “É uma iniciativa incrível e há de ser um sucesso. Com certeza um fim de tarde bonito e especial aqui nos lançamentos da editora”, completa. Quem também aproveitou para adquirir seu livro foi o doutorando em Comunicação na UFSM Lucas Schuch: “Já estive em outras edições da feira e essa, em especial, está muito legal e cheia de coisas novas”.

Além de diretor da Editora UFSM, o professor Enéias contou emocionado sobre a participação na produção do box Discursos do Corpo na Arte e a expectativa para o lançamento na feira. “É uma coleção de três livros, o primeiro foi publicado em 2014, então são quase dez anos de pesquisa. Os livros que exemplificam tudo que a gente faz no Centro de Artes de Letras, quanto a literatura, música, dança, teatro, imagem, produção pictórica, só que pelo viés do corpo. Então é um livro que convida os leitores a pensar como que a gente sente, escuta e vê a arte”, afirma.

A Editora e Livraria UFSM seguem na praça durante toda a Feira do Livro – de domingo a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e nos sábados, das 10h às 19h30min.

Livros lançados pela Editora UFSM:

Extensões da Clínica Psicanalítica na Universidade: da Escuta à Escrita, de Aline Bedin Jordão, Amanda Schreiner Pereira e Gabriela Oliveira Guerra;

Formação e Experiências de Docência em Filosofia, de Elisete Medianeira Tomazetti, José Bendito de Almeida Júnior e Patrícia Del Nero Velasco;

Psicologia e Direito no Enfrentamento de Problemas Contemporâneos, de Cristiana Rezende Gonçalves Caneda e Jana Gonçalves Zappe;

Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira, de Adriano José Pereira, Herton Castiglioni Lopes e Octavio Augusto Camargo Conceição;

Flora de Santa Maria Revisitada: Angiosperma Nativas e Naturalizadas, de Liliana Essi e Renato Aquino Záchia;

Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: uma Abordagem Interdisciplinar para a Saúde e Qualidade de Vida (Série Extensão), de Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Juliane Berria, Daniel Pozzobon, Andressa Ferreira da Silva, Darcieli Lima Ramos e Leandro Lima Borges;

Convivência das Afasias: Movimento e Experiências em Grupo Interdisciplinar (Série Extensão/gratuito), de Celia H. P. Della Méa e Elenir Fedosse;

Rose Bertelli Braunstein e a Criação do Bacharelado em Percussão do Curso de Música da UFSM, de Gilmar Goulart;

Conversações entre Filosofia, Escola e Ensino Médio, de Elisete M. Tomazetti e Jéssica Erd Ribas;

Memórias, Histórias e Etnografias: Estudos a Partir da História Oral, de Alessandra Izabel de Carvalho, Luís Fernando Beneduzi, Maria Catarina Chitolina Zanini, Maria Cristina Dadalto e Robson Laverdi;

Discursos do Corpo na Arte (box), de Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno;

Gerontologia: O Envelhecimento Humano em 10 Pontos (Coleção Textos Introdutórios), de Marco Aurélio de Figueiredo Acosta;

Leitura em Língua Inglesa (Coleção Textos Introdutórios), de Patrícia Marcuzzo;

Criação Publicitária (Coleção Textos Introdutórios), de Juliana Petermann;

Pedagogias da Dança (Coleção Textos Introdutórios), de Neila Baldi.

Texto: Andreina Possan, Letícia Klusener e Thais Immig, acadêmicas de Jornalismo

Fotos: Gabriel Escobar

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62103

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes