Pesquisador da UFSM é nomeado para o Conselho Superior da Fapergs

Professor Érico Flores atua junto ao Departamento de Química

A nomeação do professor da UFSM Érico Flores para o Conselho Superior (CS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a contar de 1º de janeiro de 2023, foi publicada recentemente no Diário Oficial do Estado do RS. Desde o final de 2022 a UFSM estava sem representação no Conselho Superior da Fapergs. Agora, com a nomeação do professor Érico, a Universidade volta a participar das decisões do órgão máximo da Fundação, que é a principal financiadora da ciência e inovação no RS.

O Conselho Superior é composto por 12 integrantes de diversas instituições do RS, com mandato de seis anos, indicados pela comunidade científica, e seis por livre escolha do governador do RS. Na etapa de consulta à comunidade científica para indicações de membros para o CS, a Fapergs recebeu oito indicações de diversas instituições. Em vista de sua atuação científica, em inovação e internacionalização, além de sua forte atuação na Fundação ao longo de sua trajetória, Érico recebeu a indicação de mais de 12 instituições públicas e privadas do RS, sendo indicado para a lista tríplice que foi entregue para o governador.

Érico possui experiência de gestão, tendo atuado na Fapergs desde 1999, ocupando diversos cargos, como coordenador e membro do Comitê de Assessoramento da área de Química (1999 a 2003 e 2011 a 2014), e, mais recentemente, diretor técnico-científico (2014 a 2018, com uma recondução). Nesse período, coordenou diversas ações de fomento científico, tecnológico, inovação e de internacionalização, tendo lançado diversos editais para todas as áreas do conhecimento.

Érico atua junto aos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM e é o coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro). É um dos cientistas brasileiros que tem recebido um grande número de distinções e condecorações nacionais e internacionais e uma produção científica reconhecida internacionalmente, sendo convidado com frequência para palestras em congressos no exterior, ajudando a melhorar a visibilidade da UFSM no cenário internacional.