Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove evento de divulgação científica com palestra, exposição e pré-lançamento de guia

Evento vai contar com a presença do biólogo e youtuber Pirula



No dia 19 de maio (sexta-feira), o projeto UFSM Divulga Ciência promove um evento especial de divulgação científica que contará com diversas atividades. A iniciativa visa ampliar a popularização da ciência e do conhecimento produzido na Universidade para toda a sociedade. 

Na ocasião, o youtuber com mais de 1 milhão de inscritos Pirula vai dar uma palestra sobre como aproximar o conhecimento científico da sociedade. Doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo, ele já deu aulas sobre evolução e paleontologia. Atualmente, está entre os nomes mais proeminentes na popularização da ciência no Brasil por meio do “Canal do Pirulla”. 

O evento busca também comemorar os 10 anos da Revista Arco de jornalismo científico da UFSM. Os participantes poderão conferir a exposição itinerante de aniversário da revista, que mostra 19 ilustrações de capas e matérias produzidas pelo veículo na última década. A Arco é desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM desde 2013 e dedica-se à divulgação científica e cultural da Universidade. 

Além disso, também vai ocorrer o pré-lançamento do “Guia de Divulgação Científica”. O público do guia são os pesquisadores da UFSM e o material tem o objetivo de mostrar, de forma breve e prática, como divulgar ciência – de maneira independente ou por meio da imprensa. O guia apresenta a estrutura de comunicação da Universidade, cujos veículos e assessorias podem contribuir para espalhar conteúdos científicos produzidos pelos pesquisadores. 

“Todos ganham quando as pesquisas são divulgadas: é bom para a UFSM, é bom para o cientista, é bom para a sociedade. Estamos buscando institucionalizar e potencializar a divulgação científica na UFSM”, explica a editora-chefe da Revista Arco, Luciane Treulieb. Segundo ela, a partir do lançamento do guia, a intenção é promover oficinas com os pesquisadores para qualificar o que já vem sendo produzido e estimular que mais cientistas vejam a divulgação científica como uma etapa importante do processo de produção da ciência. 

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, o guia vai propiciar uma maior visibilidade ao que é produzido em termos de ciência, tecnologia e inovação na instituição. “Certamente contribuirá com o propósito de que a ciência gerada na instituição extrapole o ‘arco’ “, destaca. 

Programação

O evento é gratuito e ocorre no dia 19 de maio, às 14h30, no auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da UFSM. Haverá transmissão pelo canal da UFSM no YouTube.

Inscrição

Os interessados em receber certificado de presença podem se inscrever no dia do evento, na entrada do auditório.

Mais informações podem ser solicitadas pelo email arco@ufsm.br

Texto: Rebeca Kroll, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62156

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes