Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comemorando 10 anos, Migraidh da UFSM realizou formação para novos integrantes

Participaram estudantes, profissionais e atores sociais de várias áreas do conhecimento



foto colorida horizontal com pessoas sentadas em semicírculo em uma dala, elas acompanham a fala de uma mulher, que está em pé, e olha para o lado oposto ao grupo
Formação teve discussões formativas, compartilhamento de experiências e práticas

De 8 a 11 de maio foi realizada a formação de novos integrantes do coletivo Migraidh – Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM, da qual participaram estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e atores sociais das variadas áreas do conhecimento: relações internacionais, serviço social, direito, psicologia e ciências sociais.

Foram 16 horas de discussões formativas, compartilhamento de experiências e práticas na agenda do atendimento, acolhimento e integração da população migrante e refugiada, com a participação da equipe composta por professoras dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Comunicação Social, TAEs psicólogas atuantes na UFSM e estudantes integrantes da equipe.

A formação compreendeu quatro módulos, os quais perpassam a história dos 10 anos do coletivo Migraidh, suas iniciativas e ações de transformação social, vinculação com a pesquisa, convênios, a exemplo da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR, além do importante debate sobre a ética que envolve a atuação com a população migrante e refugiada. Os módulos foram estruturados nos temas do atendimento jurídico e documental, acesso a órgãos do sistema de justiça, atendimento e acolhimento individual (multidisciplinar/psicossocial), acesso a serviços públicos, rodas de conversa para acessibilidade linguística do português e a comunicação social do Migraidh.  

Segundo a professora Giuliana Redin, coordenadora do Migraidh, “a renovação do coletivo traz a esperança de que a luta pelo direito humano de migrar segue fortalecida em cada uma e cada um dos estudantes, profissionais e atores sociais que, ao integrarem o coletivo, seguem na atuação ética compromissada com o combater às desigualdades ou qualquer forma de violação de direitos humanos”. Nos 10 anos de existência do coletivo, aponta a professora, “oportunizar este espaço formativo é ter esperança de vida longa de luta e respeito aos direitos humanos”.  

O Migraidh é um grupo atuante na promoção e proteção dos direitos humanos da população migrante e refugiada, voltado ao Direito Humano de Migrar como luta por reconhecimento e está particularmente compromissado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 da ONU para a redução das desigualdades. 

Confira mais informações sobre o Migraidh da UFSM.

Texto e foto: Equipe do Migraidh

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62227

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes