Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Mais de 100 medalhistas da 17ª Obmep foram homenageados



A premiação foi concedida a 101 alunos medalhistas, 16 professores e oito escolas

Na tarde de quinta-feira (18), a UFSM sediou a cerimônia regional de premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A homenagem foi concedida a 101 alunos medalhistas, 16 professores e oito escolas. A lista dos premiados está disponível aqui.

O evento lotou o auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da universidade e abrangeu oito coordenadorias regionais de educação, contemplando várias cidades do Rio Grande do Sul. A cerimônia foi conduzida pela coordenadora regional da Obmep, Taisa Junges Miotto, professora do Departamento de Matemática da UFSM. Para ela, o estado teve um bom desempenho e a participação das escolas foi essencial para isso.

“Nessa edição tivemos mais de 18 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil, então vemos um maior interesse pela matemática. É muito importante a UFSM participar desse processo cedendo o espaço, assim podemos mostrar para os alunos o que é a universidade e despertar neles o interesse de vir para a instituição”, comenta Taisa.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, também esteve presente na premiação e entregou os certificados aos medalhistas de ouro. Eles vão receber as suas medalhas na cerimônia nacional, que será realizada em Florianópolis. “Esse é um grande momento para nossas escolas públicas e privadas da região. É uma alegria poder sediar esse evento para os alunos conhecerem a nossa universidade e é importante para nos aproximarmos deles. Isso é essencial para qualificarmos a educação”, afirma o reitor.

A diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende (à dir.), acompanha os alunos premiados da instituição

Destaque – O Colégio Politécnico da UFSM foi um dos destaques da premiação. A escola teve um aluno com menção honrosa, três medalhistas de prata e um medalhista de ouro. Além disso, o colégio também foi uma das oito escolas premiadas nesta edição.

“Ficamos muito orgulhosos com as conquistas do Politécnico, é um sentimento de dever cumprido. Essa premiação é muito significativa, pois é uma forma de fortalecer os nossos processos de formação e de valorizar ainda mais a matemática. Esse destaque de escola premiada é a coroação de todo um trabalho coletivo e é algo muito especial para nós e para a UFSM”, destaca a diretora do colégio, Marta Von Ende.

Olimpíada – A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. O seu público-alvo é composto de alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Texto e fotos: Rebeca Kroll, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62290

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes