Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM disponibiliza exercícios para pessoas com sintomas de cansaço pós-Covid

Receberão os resultados dos testes funcionais e de exames como eletrocardiograma, espirometria e teste de exercício cardiopulmonar



A UFSM, por meio do projeto de pesquisa “Telerreabilitação para indivíduos com sintomas persistentes de fadiga pós-Covid”, convida pessoas que tiveram Covid-19 e apresentam sintomas persistentes de cansaço para participarem, de forma voluntária, de uma pesquisa que busca investigar os efeitos de exercícios respiratórios e musculares sobre sintomas de cansaço e falta de ar causados pela Covid.

A telerreabilitação é o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação e comunicação que possibilitam realizar exercícios a distância (em casa). Por isso, os interessados deverão ter celular e computador com acesso à internet. Também é necessário não estarem realizando exercícios físicos, bem como não terem dificuldades de caminhar e doenças pulmonares ou neurológicas prévias à Covid-19.

Será realizada uma entrevista com os voluntários, através de ligação telefônica. Os selecionados passarão por avaliações e, posteriormente, receberão intervenção de exercícios físicos e respiratórios a distância, através de videochamada, cinco vezes por semana, durante dois meses. Os materiais usados nos exercícios e na monitoração dos voluntários serão fornecidos pelo projeto, que recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e de editais internos da UFSM – Fundo de Incentivo à Pesquisa (categoria Sênior) e Fundo de Incentivo ao Ensino. Ao final deste período, as avaliações iniciais serão repetidas.

As avaliações acontecerão no Laboratório de Fisiologia e Reabilitação (Lafir) e no Laboratório de Biomecânica (Labiomec) da UFSM. A telerreabilitação será realizada no Lafir no formato online, e com um encontro presencial, para a realização de exercícios, a cada 15 dias.

O projeto é coordenado pela professora Carine Cristina Callegaro, do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM. Os dados serão utilizados para o desenvolvimento das dissertações de mestrado das alunas Nathalea Spode de Arruda e Jéssica da Silva Pissolato, do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, e dos trabalhos de conclusão do curso de Fisioterapia das alunas Gabrielle Peres Paines e Mariani da Cruz Rodrigues.

Benefícios aos voluntários – Receberão os resultados dos testes funcionais e exames (eletrocardiograma, espirometria, teste de exercício cardiopulmonar). Os exercícios respiratórios e musculares (para ganho de força e resistência) e exercícios aeróbicos podem reduzir o cansaço e a falta de ar, melhorando o desempenho nas atividades diárias e na qualidade de vida.

Após a inscrição, será feito um agendamento de horário, conforme disponibilidade do participante. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail telerreabcovid@gmail.com e pelo telefone (55) 99663-6445, com Nathálea.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62314

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes