Pint of Science: evento em Santa Maria leva pesquisadores para bares e restaurantes

Desde segunda-feira (22), evento reúne pesquisadores para debater sobre ciência de forma descontraída

foto colorida horizontal com pessoas sentadas, de costas, e à frente dois homens falando. O ambiente é de bar, com iluminação reduzida
Programação deste ano marca a retomada do evento, cuja primeira edição foi em 2018

Nesta quarta-feira (24) ocorre o último dia do Pint of Science. O evento, que busca desmistificar a ciência produzida pelos pesquisadores, é realizado em bares e restaurantes, conferindo ao Pint of Science uma atmosfera informal. Em Santa Maria, os encontros estão acontecendo desde segunda (22) em dois locais: Old School Pub e Biroska Bar e Restaurante. A organização é de professores de cursos da UFSM e da Universidade Franciscana (UFN).

O professor do Departamento de Desportos Coletivos e coordenador do evento em Santa Maria Frederico Lima explica que a ideia de levar os pesquisadores, alunos e pessoas que não são do meio científico para um ambiente atípico é proporcionar uma conversa informal e divertida.

Na terça-feira (23), no Old School Pub, Gustavo Ferreira Pedrosa falou sobre “Amplitude do movimento e hipertrofia: nem todos os caminhos levam a Roma”, e Fábio Juner Lanferdini abordou “A força está com você: influência da arquitetura muscular”. Já no Biroska, Rafael Pereira falou sobre “O impacto da I.A. em nosso dia-a-dia”, enquanto o tema “Mulheres na ciência: ao infinito e além!” foi tema da fala de Carmen Brum Rosa, Carolina Ferreira de Matos Jauris, Daiani Canabarro Leite, Morgana Pizzolato e Siara Silvestri.

O professor Rafael Porto Ineu, do Departamento de Tecnologia e Ciências de Alimentos, que também está na organização do evento, falou sobre as expectativas para o último dia de evento. “Eu fico um pouco dividido, feliz por estar no terceiro dia e triste porque é o último. Mas acredito que vai ser melhor devido à quantidade de pessoas que irão comparecer, a gente percebe que cada dia vem mais gente”, afirmou.

foto colorida horizontal com um homem em pé, de roupa escura, falando para pessoas sentadas à mesas de bar, de madeira. O bar tem paredes verdes e outra de tijolo de demolição
“Amplitude do movimento e hipertrofia” foi um dos temas abordados na terça (23)

O que é o Pint of Science

O Pint of Science foi uma ideia proposta pelos professores Michael Motskin e Praveen Paul, do London College. Em 2012, os estudiosos organizaram um evento em que pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de trabalho que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que os dois pesquisadores decidiram propor um evento em que os cientistas pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com a comunidade.

O evento ocorre simultaneamente em mais de 400 cidades em 123 países. Em Santa Maria, essa é a segunda edição do encontro, tendo a primeira acontecido em 2018. O Pint of Science desse ano surge como uma retomada das atividades que precisaram ser interrompidas por conta da pandemia. A expectativa dos organizadores é seguir com os encontros anualmente, atraindo cada vez mais pessoas para as rodas de conversa.

A programação do evento abrange temas como biologia, química, física, matemática, política, direito e tecnologia. A escolha do assunto é livre para os pesquisadores.

Para a estudante de Educação Física da UFSM Raissa Machado, que nunca havia participado de um evento nesse formato, o Pint of Science possibilitou uma troca única entre o público presente. “Eu achei muito boa a forma de trazer a ciência de uma forma diferente, mais leve, que deu para interagir mais. Foi uma baita experiência”, relatou a estudante.

Os demais professores organizadores do evento são Bernardo Almeida Iglesias, Daiani Canabarro Leite, Oscar Endrigo Dorneles Rodrigues e Roberto Christ Vianna Santos, além das alunas Larissa Toniolo e Luisa Beatriz de Siqueira.

Programação de quarta-feira (24)

A palestra “A Ciência na Cena”, que ocorreria no Old School Bar na noite desta quarta (24), não irá mais acontecer, sendo substituída pela fala do professor Frederico Lima sobre “O doping no esporte”.

As atividades têm início às 19h:

• “Banho de Flores: Um negócio para todos”, por Nereu Augusto Streck, no Biroska, a partir das 19h;
  • “A microguerra entre o bem e o mal nas plantas: biocontrole de fitopatógenos em culturas agrícolas”, por Júlio Carlos Pereira da Silva, no Biroska, a partir das 19h;
  • “Exercite o seu humor. Atividade física e exercício para a saúde mental”, por Felipe Barreto Schuch, no Old School Pub, a partir das 19h;
  • “O doping no esporte”, por Frederico Lima, no Old School Pub, a partir das 19h.

Texto: Maria Carolina Dias e Mariane Machado, acadêmicas de Jornalismo, voluntárias da Agência de Notícias
Fotos: Mariane Machado
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista