Idiomas sem Fronteiras divulga oferta de cursos gratuitos de francês

Os cursos disponíveis são: Comunicação Oral (Interações Cotidianas), Francês para Engenharia I e Leitura de Textos Acadêmicos em Francês

A Rede Andifes – Idiomas Sem Fronteiras, através do Núcleo de Línguas da UFSM, está com inscrições abertas para três cursos online e gratuitos de francês. A carga horária dos cursos está distribuída em atividades síncronas e atividades assíncronas propostas durante as aulas, utilizando as plataformas Google Meet e Google Classroom.

Comunicação Oral: Interações Cotidianas” (32 horas)

Curso indicado para concluintes do curso “Comunicação Oral: Apresentar-se em Francês” que desejam continuar os estudos. As aulas ocorrerão entre 6 de junho e 25 de julho, com encontros semanais nas terças-feiras, entre 18h30min e 20h30min. Estão disponíveis duas vagas, com inscrições até a próxima sexta-feira (2), exclusivamente por meio deste link. Dentre os temas abordados estão: desenvolvimento de competências comunicativas, gramaticais, lexicais, fonéticas e socioculturais, respondendo aos objetivos pragmáticos de aprender a falar de sua família, cidade e hábitos cotidianos, contar experiências, descrever e procurar alojamento, propor, aceitar ou recusar um convite e fazer chamadas telefônicas.

Francês para Engenharia I” (16 horas)

Curso indicado para alunos de engenharia que nunca estudaram francês e têm interesse em conhecer a língua para participar de mobilidades via programa Brasil/França Ingénieur Technologie (Brafitec). As aulas ocorrerão entre 7 de junho e 28 de julho, com encontros semanais nas quartas-feiras, entre 18h30min e 20h30min. Estão disponíveis 20 vagas, com inscrições até a próxima sexta-feira (2), exclusivamente por meio deste link. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de compreender situações relacionadas ao cotidiano, além de se comunicar de maneira simples.

Leitura de Textos Acadêmicos em Francês” (16 horas)

Curso indicado para alunos que nunca estudaram francês e têm interesse em fazer consultas bibliográficas na língua. As aulas ocorrerão entre 2 e 30 de junho, com encontros semanais nas sextas-feiras, entre 8h30min e 10h30min. Estão disponíveis 20 vagas, com inscrições até a próxima quarta-feira (31), exclusivamente por meio deste link. O curso desenvolve as primeiras habilidades de compreensão escrita em francês, com foco na preparação para consultas bibliográficas. Serão desenvolvidas estratégias de leitura, o reconhecimento da estrutura de cada gênero textual e a atenção ao plano sintático/semântico dos documentos, com estudos específicos de pontos gramaticais.

Texto: Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM