Energia acessível e limpa é o tema do 1º Cine-Debate do projeto Juca nas Escolas

Em cartaz, estão duas obras: o curta-metragem “Sam e a Usina Nuclear” e a websérie “Para Quem Sopram os Ventos”

Iniciativa do curso de Relações Internacionais da UFSM, o projeto de extensão Juca nas Escolas convida a comunidade a participar na próxima quarta-feira (31) do seu 1º Cine-Debate, que tem como tema o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 – Energia Acessível e Limpa. Em cartaz, estão duas obras: a primeira é o curta-metragem Sam e a Usina Nuclear, que fala (na perspetiva de um menino de 11 anos) sobre como é crescer perto da maior usina nuclear da Grã-Bretanha. A outra é a websérie Para Quem Sopram os Ventos, que aborda os impactos ambientais causados por grandes projetos de energia eólica. Ao final da exibição das obras, haverá um debate que será conduzido pela equipe do projeto. A sessão começa às 8h30min no auditório do prédio 67 do campus sede.

O intuito do projeto Juca nas Escolas é levar às escolas de ensino médio e às comunidades dos nove municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana, em parceria com o Geoparque, ações que visem o desenvolvimento educacional. O nome Juca é uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão de Rio Branco, que na adolescência tinha o apelido de Juca. No projeto, serão três ações desenvolvidas: palestras nas escolas municipais e estaduais acerca da história e da ciência política nas relações internacionais, produção de material para auxílio docente (em especial para professores das áreas de história e geografia) e a realização de cine-debates junto às comunidades.

As inscrições para o Cine-Debate podem ser realizadas aqui. Outras informações constam na página do projeto no Instagram.