Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Governo do México oferece bolsas de estudos para estrangeiros

Oportunidade aceita inscrições até 21 de julho, com o início das atividades previsto para setembro



A Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid), ligada ao governo do México, divulgou edital de seleção para bolsas de estudo de mobilidade em 80 instituições de ensino do país. As bolsas incluem a realização de mestrado (dois anos) e doutorado (três anos) integrais, mobilidades para licenciatura (dois anos) e mestrado (um ano) e estadias de pesquisa em qualquer nível de pós-graduação (um ano). A oportunidade aceita inscrições até 21 de julho, exclusivamente pelo Sistema de Gestão da Cooperação Acadêmica (Sigca), utilizado pelo governo mexicano. O resultado será divulgado entre 7 e 11 de julho e prevê início das atividades a partir de setembro. Todos os detalhes da seleção podem ser acessados neste link; o guia do candidato está disponível aqui.

Dentre as vantagens oferecidas pela Amexcid, estão a disponibilização de seguro médico a partir do sétimo mês de bolsa, isenção no custo de emissão do visto internacional, custeio da passagem de retorno após a conclusão da mobilidade e transporte até a universidade, caso ela se localize fora da capital. A agência destaca que o candidato deve contratar um seguro de vida antes de realizar o intercâmbio e dispor de condições financeiras para se manter nos primeiros 60 dias de mobilidade, visto que a bolsa de estudos ainda não estará disponível nesse período.

Os requisitos gerais para inscrição incluem: cópia do passaporte, carta de ciência dos requisitos assinada pelo candidato (modelo disponível no site da Amexcid), currículo acadêmico com até quatro páginas e cópia do certificado médico emitido até três meses antes da candidatura. Todos os documentos devem estar traduzidos para o espanhol. Serão priorizados candidatos com histórico notável de pesquisa em sua respectiva área e que não tenham sido assistidos por outra bolsa Amexcid anteriormente. Cada oportunidade tem requisitos específicos de seleção, que devem ser consultados pelo candidato. Dúvidas devem ser enviadas diretamente para a agência, pelo e-mail infobecas@sre.gob.mx.

Texto: Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62391

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes