Equipes da UFSM disputam Jogos Universitários nos níveis estadual e nacional

No JUBs, disputa é em jogos eletrônicos, e no JUGs, iniciam as modalidades em equipe

A UFSM estreou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) na categoria de e-sports, jogos eletrônicos, na última quinta-feira (1º), com 23 representantes para disputar seis modalidades: Clash Royale, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire, Futebol Eletrônico (no naipe feminino), League of Legends e Valorant. Esta etapa da competição se estende até o fim do mês de junho.

Já em quadra, no sábado (3) ocorreram disputas nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). As classificatórias para a etapa nacional dos Jogos Universitários começaram em maio, e agora entram em cena as modalidades em equipe. O calendário da UFSM marca disputas ao longo do mês de junho, julho e agosto, e as equipes de futsal dão o pontapé inicial. Na sequência, entram em ação as equipes de voleibol, handebol e, por fim, basquete.

O fim de semana foi de estreia também para o futsal universitário. No sábado (3), a equipe feminina viajou a Novo Hamburgo para disputar o título de campeã universitária gaúcha e a vaga para a etapa nacional. Na disputa com a UFSM estiveram Feevale, FACSogipa e UFRGS. As equipes se enfrentaram em rodízio simples e a UFSM terminou na quarta posição.

O futsal universitário masculino da UFSM também disputou os JUGs no sábado, com outras sete equipes, divididas em duas chaves. A UFSM esteve no grupo B e enfrentou a UFRGS, Ufpel e Feevale, no mesmo rodízio simples do feminino. A diferença é que, por haver mais equipes na disputa, as duas mais bem colocadas em cada chave se classificaram para as semifinais, e a UFSM foi uma delas, chegando à final contra a equipe da AMF, de Restinga Seca. Na decisão, a UFSM perdeu por 5×0 e ficou com o vice-campeonato dos Jogos.

Tanto no feminino quanto no masculino, apenas o time campeão garante a vaga para a etapa nacional dos Jogos Universitários e, nesse sentido, a UFSM não terá representantes no futsal.

Confira o calendário dos Jogos Universitários Gaúchos para as modalidades em equipe:

10 de junho – Voleibol (Novo Hamburgo);

1º de julho – Handebol (Campo Bom);

5 e 6 de agosto – Basquete (Porto Alegre).

Texto: Andreina Possan, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista