CPD realiza ampliação de cobertura Wi-Fi na UFSM

Atualmente o CPD realiza a ampliação do sinal de internet no Centro de Ciências Sociais e Humanas

O prédio 44 do Centro de Ciências Rurais (CCR) foi o primeiro prédio a receber a ampliação de sinal

O Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM concluiu, no mês de maio, a ampliação da cobertura Wi-Fi no prédio 44 do Centro de Ciências Rurais (CCR). Foram instalados 18 novos pontos de acesso, que distribuem a conexão como roteadores, mas formam uma rede única e suportam até 200 usuários cada. O prédio, agora, é 100% coberto pelo sinal Wi-Fi.

Marcos Roberto da Silva, chefe do Núcleo de Patrimônio do CCR, conta que a melhora da conexão em qualidade e cobertura já é percebida pelo Centro, tanto nas salas de aula, quanto no hall do prédio 44, onde os alunos se reúnem durante os intervalos. “Antes recebíamos reclamações quase diárias sobre a internet tanto dos professores que ficavam sem conexão durante a aula, quanto dos alunos que não conseguiam sinal durante o intervalo no hall. Agora não há mais essas reclamações. Foi uma melhora significativa”, afirma.

Cada ponto de acesso custou aproximadamente R$6.400 e o total investido para a realização da reforma no Centro foi R$ 124.688,57. O valor, custeado pela reitoria, inclui os pontos de acesso, cabos e outros equipamentos. A instalação do cabeamento e pontos de acesso iniciou na segunda quinzena de fevereiro, enquanto a equipe do CPD, composta por Fábio Barcelos, diretor da Divisão de Suporte; Bolívar Menezes da Silva, analista de TI; e Douglas Stangarlin, técnico de TI, realizaram o projeto.

Gustavo Kantorski, diretor do CPD explica que o objetivo é melhorar a qualidade da internet em todos os centros da universidade. Para isso, foram adquiridos 201 pontos de acesso que serão divididos entre os centros e os campi de Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. A próxima tarefa será a instalação de 33 pontos de acesso no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

A instalação segue uma ordem de prioridade que levou em conta o número de alunos e a porcentagem de área com Wi-Fi de cada Centro. Por possuir apenas 3% de área coberta, o CCR foi o primeiro contemplado. Após a ampliação, o percentual de área com sinal sem fio subiu para 13% do CCR, de acordo com dados do CPD.

CT, CCS e Politécnico são os próximos centros a receberem melhorias

Após o CCSH, o trabalho segue na Reitoria, Centro de Tecnologia, Centro de Ciências da Saúde, Colégio Politécnico, Campus de Frederico Westphalen, Centro de Artes e Letras, Campus de Cachoeira do Sul e Centro de Educação. Nos outros campi, o CPD distribui os pontos de acesso, sem realizar a instalação. Bolívar salienta que o tempo de instalação de cada prédio varia de acordo com a sua estrutura, acesso interno e recursos.

Como conta o diretor do CPD, as queixas sobre a qualidade e alcance do sinal de internet não ocorriam apenas no CCR. “Quando realizamos o Plano Diretor de Tecnologia da Informação em 2021, a reclamação era geral. A grande maioria dos alunos classificou a conexão Wi-Fi da UFSM como ruim ou péssima”, lembra.

Como nenhum centro de ensino além da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo possui 100% de cobertura Wi-fi, Kantorski destaca a importância dessa ação que irá auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e também no setor administrativo. Já o analista de TI do CPD, Bolívar Menezes da Silva, afirma que essa medida segue a tendência da migração para a conexão wireless, que já é a principal forma de acesso à internet no Brasil.

Texto e foto: Bernado Silva, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista