Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento do 1° Simpósio sobre Produção Agrícola: Tópicos em Produção de Frutas ocorreu na manhã desta terça-feira (06)

O evento acadêmico acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, no Centro de Convenções da UFSM



Na manhã desta terça-feira (6), no Salão Imembuí, na Reitoria da UFSM, foi realizado o lançamento do 1º Simpósio sobre Produção Agrícola (SIMPA). Participaram da cerimônia o Diretor do Centro de Ciências Rurais, Alessandro Dal’ Col Lúcio, a diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende, o vice-diretor Moacir Bolzan, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, além especialistas, pesquisadores e profissionais da área.

O evento tem por objetivo discutir tendências e avanços do setor com produtores, técnicos e estudantes. Nesta primeira edição, serão abordados tópicos relacionados a práticas de produção e estratégias de comercialização de frutas e técnicas para realizar a adubação e calagem do solo. A organização está sendo realizada pelo Grupo de Estudo de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos no Solo (GEPACES), pelo Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM e por uma gama de colaboradores. Todos os envolvidos têm como principal objetivo levar conhecimento técnico e científico para a sociedade e incentivar o desenvolvimento da produção de fruticultura na região.

O coordenador do GEPACES-UFSM, Gustavo Brunetto, destacou a importância do investimento em todos os campos de conhecimento. “Para gerarmos conhecimento, precisamos de iniciação científica e envolvimento intenso de alunos da graduação e da pós-graduação. O SIMPA é a soma de pesquisas, geração de  conhecimento e preocupação com extensão e divulgação de resultados”, afirmou o agrônomo. Segundo o coordenador do Curso Técnico em Fruticultura, Gustavo Pinto da Silva, a divulgação de pesquisas colabora com a comunidade geral e incentiva a produção e o consumo de frutas e hortaliças. “O evento reforça nosso papel de contribuir na formação de pessoas para atuar na cadeia produtiva. É o momento de tirar do anonimato as ações desenvolvidas no ramo”, declarou o professor. 

1º SIMPA

O 1º Simpósio de Produção Agrícola: Tópicos em Produção de Frutas será focado nós principais eixos da cadeia da fruticultura, como: comercialização, adubação, calagem e estado nutricional de plantas, uso de bioprodutos e manejo de frutíferas. A programação do 1º dia do evento, 7 de julho, tem início às 7h, com o credenciamento, e se encerra às 23h, com um jantar-palestra. Na ocasião, sob mediação do professor Gustavo Pinto da Silva e da Engenheira Agrônoma Edicarla Trentin, serão debatidos : “Como acessar o mercado das frutas?”, e “Como nutrir as frutíferas?”. 

No dia 8 de julho, o evento começa às 8h20min, com abordagens sobre “Bioprodutos na produção de frutíferas”, e termina às 17h15min, após rodas de conversa sobre “Como cultivar frutíferas no Rio Grande do Sul?”. Os debates serão ministrados pelos professores Cledimar Rogério Lourenzi  e Leandro Hahn.

O encontro irá promover reuniões de argumentação relacionadas ao estado nutricional de plantas, uso de bioprodutos e manejo de frutíferas. Para participar da troca de conhecimentos e experiências é necessário inscrever-se por meio do site. Para mais informações e programação completa, basta seguir o perfil da organização no Instagram ou acompanhar o site do evento.

 

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62449

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes