Primeiro edital lançado em parceria entre PRE e PRPGP visa aproximar a UFSM da comunidade

Nove projetos receberão recursos para atividades de extensão

O primeiro edital lançado em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM para fomento de ações de extensão vinculadas a programas de pós-graduação foi lançado no início de maio, com o objetivo de fomentar ações inovadoras que possam aliar a pesquisa com o impacto social, consolidando ainda mais a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta segunda-feira (5) foi divulgado o resultado final, que contempla nove projetos.

Modelado conjuntamente entre a PRE e a PRPGP, o edital visa atender de forma mais precisa as demandas da sociedade, ao mesmo tempo em que fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão na Instituição. “Além de estimular o pensamento crítico e a atuação acadêmica e profissional comprometidas com a promoção da cidadania, em consonância com a função social da educação superior”, acrescenta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira.

O edital teve 31 propostas inscritas, das quais 29 foram aprovadas. Destas, nove foram selecionadas conforme critérios como a capacidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável e o impacto e transformação social. Cada um destes nove projetos receberá valores entre R$ 8 mil e R$ 9 mil, prevenientes da Política de Inovação da UFSM e que alcançam o valor total de aproximadamente R$ 80 mil. Os recursos serão destinados para o pagamento de bolsas a estudantes de pós-graduação, material de consumo, viagens, passagens e hospedagens.

O pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, destaca a importância desta parceria entre as pró-reitorias da UFSM, “para a robustez que ela tem e para que nas próximas edições seja possível ter ainda mais recursos para incentivar essa extensão, extremamente qualificada, que acontece no âmbito dos programas de pós-graduação”.

A intenção, a partir de agora, é “acompanhar e avaliar criteriosamente o impacto das ações de extensão vinculadas aos programas de pós-graduação contemplados, utilizando indicadores e metas”, como destaca Cristina. As pró-reitorias pretendem abrir novo edital a cada ano.

Mais informações sobre o edital no site da PRE.

Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista