Professor da UFSM é convidado para palestra plenária em congresso no Japão

Érico Flores foi o único pesquisador latino americano a receber convite para palestra plenária

O professor do Departamento de Química da UFSM, Érico Flores, foi convidado para ministrar uma conferência plenária na XLIII edição do Colloquium Spectroscopicum Internationale (CSI), que ocorrerá simultaneamente ao 5º Asian Symposium on Laser Induced Breakdown Spectroscopy (ASLIBS23), entre 26 e 30 de junho. Ambos os eventos serão na cidade de Tokushima, Japão, e estão sendo organizados por pesquisadores da Tokushima University e da University of Kyoto.

O CSI é um evento tradicional e um dos mais antigos da área de espectrometria atômica, contando com o apoio de diversas sociedades científicas de alto prestígio internacional. A primeira edição ocorreu em Estrasburgo na França em 1950. Após mais de três décadas, essa é a segunda vez que o CSI é organizado no Japão (a primeira vez foi na cidade de Tokio em 1981). Nesta edição, estarão presentes cientistas de diversos países, como Alemanha, Canadá, China, Itália, Japão, República Tcheca, Portugal, entre outros. Também estarão presentes membros do corpo editorial de periódicos científicos internacionais de grande reconhecimento mundial, como Spectrochimica Acta Part A e Spectrochimica Acta Part B da editora Elsevier, assim como do JAAS e da Royal Society of Chemistry (RSC).

Érico, que foi um dos organizadores da única edição no Brasil do CSI em 2011 (CSI XXXVII), é o único conferencista convidado da América Latina. Seu nome foi aprovado pelo comitê científico internacional do CSI em vista de suas importantes contribuições na área de Química Analítica, em especial em trabalhos envolvendo a espectrometria atômica. A atualmente é pesquisador de dois programas de pós-graduação na UFSM: Química e Engenharia Química. É membro do Conselho Superior da FAPERGS; do comitê de assessoramento da área de química da CAPES; coordenador do Comitê Técnico-Temático de Insumos Farmacêuticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); além de membro de diversas instituições e organizações científicas no Brasil e no exterior com a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry).