Gabinete do Reitor e Casa Verônica realizam seminário sobre questões de gênero

Durante o seminário, foram apresentadas medidas institucionais de apoio à comunidade LGBTQIAPN+

Diferenças entre gênero e sexualidade foram abordadas durante o seminário

Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizado o Seminário da Gestão com o tema “Questões de gênero no contexto universitário”. O encontro aconteceu no Salão Imembuí (2º andar da reitoria) e foi promovido pelo Gabinete do Reitor UFSM. A ação contou com a participação de integrantes da Casa Verônica UFSM: Gabriela Quartiero (psicóloga), Fernanda Alves (psicóloga), Bruna Denkin (administradora) e Elizandra Tatsch (advogada), além do estudante de Artes Visuais Bernardo Guterres.

Durante o seminário, foram apresentados os eixos de atuação da Casa Verônica UFSM, além de seus serviços e da sua equipe; as medidas institucionais de apoio à comunidade LGBTQIAPN+; e os conceitos básicos sobre a comunidade, tais como o significado da sigla e as diferenças entre gênero e sexualidade.

Para a psicóloga da Casa Verônica UFSM Fernanda Alves, ações como essa são importantes para desconstruir a ideia de que temas como gênero e sexualidade são secundários dentro da universidade, demonstrando que a temática está presente em todos os lugares e nos discursos ouvidos. “É muito importante que os gestores consigam identificar as diferenças, além de fazer esse exercício de se retirarem de um lugar de detentores do saber e perceberem que existem realidades distintas”, diz a psicóloga.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Casa Verônica