Projeto Flores para Todos entrega resultados inéditos em Vacaria

Projeto apresentou resultados que comprovam que é possível produzir flores de corte nos meses mais frios do ano

Na última terça-feira, 06 de junho, aconteceu mais um dia de campo de entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos. Desta vez foi em Vacaria, nos campos de cima da serra, região de economia fortemente baseada na produção de frutas e flores. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Atllio Benedetti, uma escola do campo no interior do município.

O encontro reuniu 109 participantes entre produtores, empresas, melhoristas privados, floriculturas, extensionistas e estudantes de ensino fundamental, técnico e de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A programação contou com três estações técnicas: gladíolo, girassol de corte e arte floral com flores do Projeto Flores para Todos.

Segundo o coordenador nacional do projeto Flores para Todos, Nereu Augusto Streck, este foi o oitavo dia de campo de entrega de resultados da 11ª fase do projeto Flores para Todos no Brasil desde março. “Entregamos resultados do cultivo de gladíolo e de girassol para a data de Dia dos Namorados, o que é uma novidade para a região mais fria do estado, pois há um mito de que nesta região não é possível produzir flores de corte a campo no outono/inverno, e mais uma vez o Projeto Flores para Todos provou que, com conhecimento, técnica e inovação, é possível produzir flores de qualidade e de forma profissional. Também demonstramos como a arte floral pode agregar valor às flores produzidas pelos produtores do Projeto Flores para Todos através de técnicas profissionais utilizadas mundialmente por floristas e decoradores” explica. “No final do evento fizemos uma avaliação e prospecção dos próximos passos do Projeto Flores para Todos na região de Vacaria”, conclui o professor.

A realização do dia de campo foi uma parceria entre a Equipe PhenoGlad da UFSM, a UERGS – Campus Vacaria, a Prefeitura Municipal de Vacaria através da Secretaria de Educação e da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Benedetti e a Emater/RS-Ascar de Vacaria. Da UFSM participaram do evento como responsáveis pelas estações técnicas o professor Nereu Augusto Streck, a professora Lilian Osmari Uhlmann e o estudante de Agronomia integrante da Equipe PhenoGlad Juliano Ferreira.

Desde o início, em 2018, até junho de 2023 (11ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 313 famílias rurais e 53 escolas do campo em 16 estados brasileiros + DF de Norte a Sul do Brasil.

Números da 11ª fase do Projeto Flores para Todos:
Girassol: 12 produtores e 2 escolas do campo em 14 municípios de 3 estados brasileiros.
Gladíolo: 17 produtores, 1 escola do campo e 1 universidade em 12 municípios.
Statice: 22 produtores e 2 escolas em 21 municípios
Dália: 6 produtores em 6 municípios.
Ornithogalum: 3 produtores em 3 municípios.